FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Conheça o profissional de Segurança do Trabalho

A área de Segurança do Trabalho é fundamental quando tratamos da saúde e do bem-estar de colaboradores. Apesar disso, pouco se fala sobre o profissional que atua neste segmento, promovendo a prevenção contra eventuais acidentes nas empresas e garantindo proteção durante a rotina trabalhista.

O que faz o profissional de Segurança do Trabalho?

De forma geral, o funcionário que atua na área de Segurança do Trabalho é responsável por garantir que estejam em dia todas as medidas necessárias para a manutenção de um ambiente saudável. Ou seja, ele busca pelas melhores soluções voltadas para a saúde mental e física de colaboradores, fomentando o potencial de sucesso da empresa.

Afinal, como já sabemos, uma empresa que investe em Segurança do Trabalho, investe também no avanço do seu negócio.

Quais os locais de atuação?

Quando falamos sobre funções e locais de atuação, a área de Segurança do Trabalho apresenta possibilidades bastante abrangentes. Podemos considerar que este profissional é capaz de atuar em todos os espaços nos quais estejam presentes trabalhadores. Construções civis, fábricas, hospitais, comércios, indústrias e mineradoras, são as opções mais comuns do mercado.

Como esses profissionais estão divididos?

Por estarmos falando de uma área ampla, os profissionais de Segurança do Trabalho dividem-se de acordo com o conhecimento e a especialidade. Confira:

  • Engenheiro: dentro do segmento de Segurança do Trabalho, um engenheiro é responsável, por exemplo, por examinar instalações e condições de trabalho, averiguando todos os detalhes, a fim de identificar riscos e indicar medidas para que sejam evitados.
  • Médico do trabalho: esse é o profissional que cuida especificamente da saúde e da higiene de funcionários em atuação, realizando exames, consultas e intervenções cirúrgicas – quando necessário.
  • Enfermeiro: dentro das empresas que precisam de seu auxílio, um enfermeiro é responsável por proteger a saúde dos trabalhadores, apontando, tratando e evitando riscos.
  • Auxiliar de enfermagem: em suma, realizam as mesmas atividades que auxiliares de enfermagem de qualquer outra área, porém, dentro de locais que precisam de suas habilidades em específico, ou seja, de medidas voltadas para a proteção e para a segurança de funcionários.
  • Técnico de segurança: esse especialista inspeciona todos os locais necessários, checando o desempenho de cada processo e realizando todas as medidas cabíveis diante de riscos. Os técnicos podem implementar mudanças, caso seja preciso, e estabelecer regras (como o uso de determinado equipamento de proteção).

Experts em Higiene e Segurança do Trabalho

Na dpUNION, trabalhamos com as soluções mais inteligentes e inovadoras quando o assunto trata de Higiene e Segurança do Trabalho. Se você está buscando pelo avanço da sua empresa, é hora de entrar em contato conosco e conhecer todos os produtos e serviços que podemos oferecer para o seu negócio!