FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Como realizar o controle da poeira e outros particulados da empresa?

 

A alta concentração de poeira e a longa exposição das pessoas a ela pode acarretar muitos problemas à saúde e por isso, as empresas precisam realizar continuamente o controle da poeira e outros particulados da empresa. Assim, é possível garantir a saúde de seus colaboradores e estar em consonância com o que pede a legislação. Segundo o Manual Prático de Avaliação e Controle de Poeira e Outros Particulados, para que isso seja realizado da maneira correta, exige-se um estudo sistemático dos locais de trabalho. Este, por sua vez, envolve a avaliação quantitativa dos particulados e a comparação com os limites de tolerância normalizados, além da adoção de medidas de controle, normas de procedimentos seguros e vigilância médica.

A poeira é composta por partículas sólidas produzidas por ruptura mecânica de um sólido, seja pelo simples manuseio (limpeza de bancadas), seja em consequência de uma operação mecânica (trituração, moagem, peneiramento, polimento, dentre outras). O tamanho das partículas é fundamental na avaliação, e consequentemente, no controle da poeira e outros particulados da empresa, pois é a partir delas que a saúde do colaborador é afetada. A ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists) é quem determina os limites de tolerância por seleção de partículas respirável, inalável e torácica. Para melhor compreensão, veja abaixo as características das partículas: 

Partículas Respiráveis: são as que conseguem penetrar na região de troca de ar nos pulmões e são consideradas a de maior risco.

Partículas Inaláveis: são as que ficam depositadas em qualquer lugar do aparelho respiratório, como nariz, passagens nasais, garganta, faringe, laringe, traqueia e brônquios. 

Partículas Torácicos: são as que oferecem riscos quando depositadas em qualquer lugar no interior das vias aéreas dos pulmões e da região de troca de ar nos pulmões.

Para que seja possível fazer esse tipo de avaliação de partículas, que faz parte do controle da poeira e outros particulados da empresa, se utilizam bombas de amostragem de poeiras, conjuntos ciclones, filtros e suportes para filtros, além de calibradores de vazão de alta precisão.

A dpUNION tem a solução ideal para os profissionais que atuam com o controle da poeira e outros particulados da empresa. A linha Sensidyne possui equipamentos e acessórios ideais para cada tipo de avaliação. O Gilibrator é um calibrador que calcula automaticamente a média das leituras. Com baixa manutenção, ele tem saída para impressora, computador e células intercambiáveis. Para conferir mais detalhes, consulte-nos!