FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Higiene ocupacional: preserve a saúde do seu colaborador

Qual o seu primeiro pensamento quando falamos sobre “higiene ocupacional” ou “higiene do trabalho”? Se você imagina que esses termos tratam especificamente – e apenas – de limpeza e assiduidade no ambiente trabalhista, saiba que este não é o caso.

Entendendo a importância dessa ciência no dia a dia de profissionais de todos os segmentos, desenvolvemos este artigo para que você possa compreender a definição e as formas de aplicação da higiene ocupacional diante da sua empresa e colaboradores.

Mas afinal, o que é higiene ocupacional?

De forma resumida, podemos dizer que higiene ocupacional é a ciência responsável por identificar, avaliar e controlar todos os riscos voltados para atividades realizadas no ambiente de trabalho.

Uma curiosidade interessante sobre a origem do significado é o fato de que a palavra “higiene” deriva do nome da deusa grega Hygeia, responsável pela saúde e bem-estar. Em sua divisão familiar, seu pai e irmã cuidavam do tratamento de doenças já disseminadas, enquanto Hygeia realizava a prevenção contra possíveis doenças e a preservação da saúde.

Quais as fases da higiene ocupacional?

  • Antecipação: nessa fase, todos os riscos são analisados e medidas de prevenção são tomadas para evitar a exposição diante de qualquer situação perigosa.
  • Reconhecimento: após tomadas as medidas de antecipação, é iniciado um estudo assertivo sobre produtos, procedimentos, métodos, equipamentos e instalações para reconhecer os riscos existentes.
  • Avaliação: neste ponto, é feita uma análise quantitativa dos riscos ambientais, considerando os limites estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
  • Controle dos riscos: nessa etapa, o foco é a eliminação ou redução de todos os riscos que permeiam o ambiente trabalhista.

Quais os benefícios ao investir?

Quando investimos em higiene ocupacional, evitamos acidentes de trabalho, preservando a saúde de nossos colaboradores e assim, garantindo um ambiente muito mais saudável dentro da empresa.

Além disso, ao nos preocuparmos com o bem-estar dos nossos colaboradores, demonstramos cuidado social e conquistamos credibilidade, fomentando a ideia de que quanto melhor condicionado for o trabalho dos funcionários, melhores serão os resultados do negócio.

Cuide do ambiente de trabalho da sua empresa! Você evitará inúmeras preocupações em seu dia a dia e poderá manter-se avançando rumo ao sucesso esperado.