FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

A importância da Segurança no Trabalho nas empresas

A importância da segurança no trabalho nas empresas

Números alarmantes sobre acidentes e doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho têm contribuído para conscientizar as empresas sobre a importância de investir na Segurança do Trabalho. Relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que estas causas são responsáveis pela morte de cinco mil trabalhadores por dia no mundo.

Somadas à realidade de que a maioria da força trabalhista mundial não tem à sua disposição segurança preventiva, serviços médicos, ou até mesmo compensação para acidentes ou doenças, as estatísticas apontam para um só caminho. A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário.

Para que possa entender ainda mais sobre o assunto e a importância e contar com ações que irão proteger seus colaboradores, continue com a leitura do conteúdo, pois citaremos os principais benefícios dessas ações. Veja abaixo e confira mais detalhes!

Quais são as vantagens da segurança no trabalho?

Sabia que ainda existem empresários que acreditam que investir em Segurança do Trabalho é um gasto desnecessário? Vale a dica de que, sim, ela reflete no bolso do trabalhador, mas também, e principalmente, no do empregador.

Porém, os impactos são positivos, uma vez que ela ajuda a evitar diversos gastos para uma empresa que aposta neste investimento. Para citar apenas alguns:

  • Gastos com transporte do funcionário acidentado: caso o profissional se acidente no horário de trabalho, é um dever da empresa garantir que ele chegue ao hospital de forma adequada, fazendo com que tenha gastos com o transporte;
  • Afastamentos causados por doenças ocupacionais: além disso, um colaborador acidentado não conseguirá trabalhar. Sendo assim, durante todo o período de recuperação, a empresa terá gastos para manter esse profissional em casa; 
  • Contratação de mão de obra temporária: outro ponto importante é que com os acidentes, terá que repor a mão de obra para que não caia a produtividade do negócio. Com isso, terá que arcar com outros gastos.

Ah, e saiba que além desses existem diversos outros prejuízos que serão evitados, como o de materiais, indenizações e ações na justiça trabalhista civil.

Além dos benefícios citados, que contribuem para a redução de custos, vale ressaltar que a Segurança do Trabalho possibilita diversos outros. Veja alguns exemplos abaixo!

Realização de um trabalho mais organizado

Uma das vantagens é que a segurança do trabalho irá organizar todos os setores da empresa, proporcionando uma melhoria na execução das atividades.

Como consequência dessa ação, haverá também o aumento da produtividade, uma vez que um ambiente mais agradável e seguro fará com que os funcionários se sintam mais confortáveis, afetando diretamente na produção e na qualidade do serviço prestado.

Maior motivação da equipe 

Saiba que seus profissionais estão sempre atentos às atitudes realizadas pela empresa. Por esse motivo, ao demonstrar mais cuidado, eles responderão com maior engajamento com a organização. Afinal, se sentirão importantes para a companhia.

Ah, e uma equipe motivada tende a realizar o seu trabalho com maior qualidade, contribuindo para que a companhia alcance suas metas e objetivos.

Valorização da imagem da empresa

Uma empresa que foca na segurança do trabalho é reconhecida até mesmo pelos concorrentes, que começam a olhar como forma de inspiração.

Sem dúvidas, essa ação fará com que seja reconhecida como uma boa organização para se trabalhar, fazendo com que fique com uma imagem valorizada e consiga atrair os melhores talentos do mercado.

Ajuda a evitar afastamentos

Obviamente, outra vantagem da segurança do trabalho é que ela ajudará a evitar o afastamento de profissionais. Afinal, caso ocorram acidentes, essa ação será frequente, pois o colaborador precisará se ausentar, por alguns dias e até mesmo meses, para que consiga se recuperar da forma adequada.

Essa situação além de proporcionar gastos, também fará com que tenha uma queda na produtividade, afetando diretamente todas as áreas da empresa. Por isso, ela precisa ser evitada ao máximo.

E aí, você já conhecia todas as vantagens que a segurança do trabalho é capaz de proporcionar? Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros pontos positivos causados. Por isso, fique atento a esse aspecto na sua organização!

Conclusão

Saiba que todo cuidado é pouco para que as empresas consigam evitar acidentes e doenças, que surgem lentamente e, na maioria das vezes, são difíceis de serem caracterizadas e registradas. Entre as principais estão: asma ocupacional, lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses e distúrbios relacionados à saúde mental.

Portanto, é essencial ficar de olho na segurança de toda a equipe. E, para isso, a empresa deve contar com um quadro de Segurança do Trabalho composto por um time multidisciplinar com Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho, formando o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Os empregados devem formar também a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a saúde e a vida do trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas regulamentadoras e leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABT), que obrigam as empresas a se organizar. Cada segmento profissional possui suas próprias regras. O Brasil também segue as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho.

E aí gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele tenha sido útil para ampliar seus conhecimentos. Agora, para ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog. Estamos te aguardando!