FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Laboratório de Análises Clínicas- Como Montar Um?

laboratório de análises

Saúde é prioridade na vida das pessoas, sem ela não se torna possível possuir qualidade de vida, trabalhar, estudar ou consumir lazer. Levando esta informação para o mundo dos negócios, a área da saúde é uma excelente pedida para quem deseja prosperar, afinal, a necessidade de tratamentos, consultas e exames é constante apesar de crises financeiras e outros problemas que podem afetar o ramo empresarial. Um bom empreendimento dentro deste universo é investir em um laboratório de análises clínicas.

 A estrutura de um laboratório de análises clínicas

Antes de investir em um laboratório de análises clínicas é preciso entender melhor a sua estrutura e o que ela demandará para seus planos. Este é um estabelecimento que pede um espaço muito amplo para atender de forma confortável e viável cada setor.

Ainda quanto à distribuição de espaço, existem regras criadas pela vigilância sanitária, como, por exemplo, a sala onde ocorre a coleta do material deve possuir pelo menos 3m², já para outras áreas como: parasitologia, microbiologia, imunologia e outros, é preciso reservar um espaço de 14m².

Já sabemos que a montagem de um laboratório de análises clínicas pede um local com amplo espaço, pois atenderá a diversas áreas existentes dentro da medicina diagnóstica. Ou seja, tudo deverá ocorrer dentro de um prédio razoavelmente grande e toda essa estrutura pede um grande número de funcionários.

O proprietário do laboratório não necessariamente deve possuir formação acadêmica na área da saúde, mas precisa contar com a ajuda de profissionais qualificados que auxiliarão na parte da administração e identificação das necessidades. Também é necessária a contratação de enfermeiros para executar a coleta dos exames, biomédicos para realizar as análises propriamente ditas, médicos, entre outros.

Além dos colaboradores especializados em saúde e análises clínicas, é necessário contar com profissionais de outras áreas, como: Especialistas em recursos humanos para gerenciar a contratação, demissão e outras necessidades dos funcionários, faxineiros para a realização de tarefas de limpeza (o que é de extrema importância, já que dentro de um laboratório de análises clínicas ocorre a circulação de material biológico o tempo todo e a qualquer deslize com a limpeza, é possível colocar o local em risco), além de recepcionistas e atendentes para organizar o fluxo de exames e informar os pacientes, tirando dúvidas, marcando datas ou orientando sobre as condutas que devem ser tidas antes de uma coleta.

Além do espaço físico e dos colaboradores, é primordial o uso de equipamentos, afinal, sem eles não é possível realizar a maioria dos processos de análises clínicas. Para manter a qualidade dos exames realizados e também por questões de segurança, é muito importante adquirir produtos novos e sem uso.

É fundamental que seus equipamentos sejam de excelente qualidade e tenham como origem fornecedores de confiança que oferecem o melhor para suas necessidades como a dpUNION. Acesse nosso site e confira em https://dpunion.com.br/