FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Manutenção de equipamentos: por que investir?

Entenda a importância da manutenção de equipamentos

Para avançarmos constantemente em nosso negócio, precisamos entender a importância da manutenção de equipamentos. Afinal, essa ação garante que o desempenho da empresa não seja comprometido e que a produtividade mantenha-se satisfatória.

Todo proprietário, gestor ou funcionário que atua de forma responsável diante de seu trabalho, deve saber que equipamentos são uma questão primordial para o alcance de qualquer objetivo.

Para esclarecer a relevância do assunto, criamos este conteúdo informativo. Continue realizando a leitura para entender como a manutenção de equipamentos pode impactar o seu negócio.

Por que a manutenção de equipamentos é importante?

Os equipamentos são fundamentais para a plena realização de qualquer processo dentro de uma empresa. A partir disso, é fácil compreender que quando um instrumento de trabalho encontra-se em condições precárias, seja por obsolescência, mal uso ou desgaste natural, os prejuízos ocasionados ao negócio são inúmeros.

Neste ponto, a manutenção se mostra necessária para garantir que o seu fluxo de trabalho corra perfeitamente, sem interrupções, riscos operacionais ou dificuldades de aspectos gerais.

Quais os principais tipos de manutenção de equipamentos?

  • Manutenção corretiva: este tipo de manutenção é utilizado para reparar a capacidade de desempenho de um equipamento comprometido.
  • Manutenção preventiva: nessa opção, a empresa define um cronograma para realizar a prevenção de problemas em seus equipamentos, é importante que todas as datas sejam bem estabelecidas neste processo, já que ele não pode ser interrompido. Aqui, são feitas atividades específicas que condicionam os equipamentos a um melhor desempenho, como troca de óleo e limpeza geral.
  • Manutenção preditiva: a partir dessa escolha, a empresa opta por realizar análises e acompanhamentos de uma máquina para evitar que problemas aconteçam.

Quer conhecer mais benefícios?

Além das vantagens já citadas, a manutenção de equipamentos oferece outros benefícios para o seu negócio. Listamos alguns dos mais interessantes para que você passe a investir nessa ação agora mesmo!

  • Redução de custos: com a manutenção – especialmente preditiva – você evita os gastos voltados para o conserto ou compra de equipamentos, já que as suas máquinas poderão operar melhor, por um tempo mais longo.
  • Mais produtividade: realizando a manutenção, você evita as interrupções para reparo, já que com um equipamento nas condições ideais, você – ou os seus funcionários – poderão trabalhar durante o expediente completo.
  • Mais vida útil: quando detectamos imperfeições antecipadamente e realizamos ações de manutenção, garantimos que os equipamentos funcionem melhor e por um maior período.
  • Segurança para o operador: investir em manutenção de equipamentos é investir na saúde e segurança dos funcionários, afinal, operar máquinas em más condições estimula riscos de diversos aspectos.
  • Credibilidade: uma empresa que realiza manutenção de equipamentos demonstra expertise na gestão e preocupação com o bem-estar de seus colaboradores.

Nós, da dpUNION, realizamos manutenção de equipamentos com responsabilidade e conhecimento de profissionais. Entre em contato e garanta agora o melhor em desempenho para o seu negócio!