FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Manutenção e calibração de equipamentos: qual a diferença entre eles?

Foto de Manutenção e calibração de equipamentos: qual a diferença entre eles?

No ambiente industrial, é comum que uma vasta quantidade de aparelhos seja utilizada no dia a dia. Por este motivo, os processos de manutenção e calibração de equipamentos é tão importante.

Com o tempo de uso, um equipamento pode apresentar problemas em seu funcionamento, desacelerando a produtividade de uma empresa e tornando o ambiente propício aos acidentes.

E neste sentido, qual a função dos processos de manutenção e calibração de equipamentos? Como podem tornar as atividades no setor industrial mais seguras?

A diferença entre manutenção e calibração de equipamentos

É muito comum que as pessoas se confundam entre os conceitos de manutenção e calibração, afinal, ambos fazem parte de uma mesma função: manter a segurança no trabalho e evitar problemas e acidentes.

A diferença entre estes processos é bastante simples, confira abaixo:

Manutenção: trata-se de um conjunto de ações mais amplo, a manutenção pode ocorrer por uma série de ações de origem técnica ou administrativa. Ela pode acontecer através de uma supervisão e uma observação detalhada em todo o ambiente de trabalho. É através da manutenção que podemos identificar quais equipamentos estão em perfeito estado e quais  precisam de ajustes, dando lugar também para novas máquinas.

Calibração: já a calibração pode ser considerada como uma das ações técnicas que ocorrem durante toda a supervisão de manutenção, tratando-se de um processo muito mais específico.

A calibração deve ocorrer em determinados equipamentos que, após serem inspecionados, são considerados como fora das condições ideais.

Outra diferença entre os processos de manutenção e calibração se dá pelo fato de que para que haja a calibração, é necessário o uso de outro equipamento específico, chamado calibrador.

Mudando a ordem dos processos

Existem casos em que a ordem dos processos pode ser invertida.

A calibração também é bastante necessária para avaliar outros tipos de equipamentos, como, por exemplo, a balança, que é utilizada nos mais variados tipos de negócios.

Uma balança que não passa pelo processo de calibração pode chegar ao comércio com sua medição incorreta, o que prejudica os comerciantes, gerando uma grande sucessão de erros.

Para que isso não aconteça, é necessária a manutenção do equipamento.

Agora que você já descobriu mais sobre a manutenção e calibração de equipamentos, encontre opções de excelência acessando nosso site.