FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Medidores de ruído: o que são e como funcionam?

Foto de: Medidores de ruído: o que são e como funcionam?

Os medidores de ruído surgiram para tornar mais efetivas as ações de profissionais da área de Segurança do trabalho. Esses aparelhos são capazes de auxiliar na proteção de profissionais durante o desempenho de suas atividades, garantindo que o ambiente ocupacional cumpra com as devidas normas, cuidando da saúde física e mental de seus funcionários.

Se você ainda não sabe como funcionam esses equipamentos, confira nosso conteúdo! E é claro, acesse nosso site para conhecer medidores de excelente desempenho.

O que são medidores de ruído?

Os medidores de ruído são ferramentas de trabalho que cumprem a função de verificar a intensidade sonora de processos produtivos, determinando se são ou não prejudiciais para a saúde dos indivíduos que se encontram expostos.

Para uma jornada de quatro horas, por exemplo, o limite de ruídos não pode ultrapassar 90 decibéis (unidade de medição específica desse procedimento). Assim, para um período de oito horas de trabalho não é permitida taxa sonora acima de 85 dB.

Quais são os medidores existentes?

Existem dois modelos de equipamentos que regem o processo de medição. A seguir, separamos as principais informações sobre cada um para auxiliar o seu entendimento.

  • Dosímetro: em suma, o dosímetro é utilizado para checar os ruídos presentes em uma jornada de trabalho completa, nesse caso, o dispositivo é conectado ao corpo do funcionário, com o objetivo de determinar a exposição sonora durante o desempenho de suas atividades.
  • Decibelímetro: este aparelho verifica a existência de ruídos em um determinado ponto da empresa, durante um intervalo específico de tempo. Para uma medição adequada, o decibelímetro deve ser colocado na altura do ouvido do trabalhador.

Qual opção devo utilizar?

Os medidores de ruído só podem ser utilizados por um técnico de Segurança do trabalho. Assim, apenas esse profissional é capaz de avaliar as circunstâncias e decidir qual é a melhor escolha, afinal, conforme explicamos anteriormente, estes equipamentos cumprem papéis diferentes.

A dica da dpUNION é que apenas aparelhos de alta qualidade e performance sejam adquiridos, afinal, estamos falando de uma missão muito importante: a de assegurar o dia a dia do trabalhador.

Neste sentido, nós garantimos que somos a escolha certa. Conheça medidores de ruído de alto desempenho, com a dpUNION!