FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Segurança do trabalho no verão: quais os cuidados?

Foto de Segurança do trabalho no verão: quais os cuidados?Segurança do trabalho no verão: quais os cuidados?

Quando falamos em segurança do trabalho, estamos lidando com uma prioridade no universo dos negócios e dentro do ambiente industrial.  A atenção para esta área é necessária durante todo o ano, porém, em períodos específicos algumas necessidades e riscos se tornam maiores, demandando uma série de cuidados especiais, como é o caso do verão.

Riscos em segurança do trabalho aumentam no verão?

Podemos dizer que sim. As temperaturas altas e a maior incidência de chuvas formam uma combinação potencialmente perigosa e que precisa de prevenção. A seguir, você conhece cuidados importantes com segurança do trabalho durante o verão.

É preciso mais cuidado com manutenção?

Quando se trabalha com maquinário, a manutenção dos equipamentos é primordial sempre, e quando as altas temperaturas chegam, a ameaça do superaquecimento de máquinas também aumenta.

O superaquecimento pode causar acidentes graves e até mesmo incêndios, por isso, a atenção com a vida útil de seu equipamento deve ser redobrada nesse período.

Como proteger os colaboradores?

Respeite os limites de seus funcionários.

Dentro do conceito de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores está entre os aspectos mais importantes.

É muito comum que durante o verão, as pessoas se sintam mais indispostas e cansadas.

Ofereça para sua equipe condições agradáveis para otimizar o rendimento e garantir a preservação da saúde.

Como refrescar o ambiente?

A exposição a altas temperaturas pode causar graves alterações fisiológicas, chegando a afetar a distribuição de oxigênio por todos os órgãos do corpo, o que pode ser muito grave e causar danos permanentes.

Por isso, é bastante importante manter o ambiente de trabalho arejado, com ventiladores ou ar condicionado na medida certa.

Também é fundamental que os colaboradores tenham acesso livre à água, para que todos possam manter seus organismos hidratados.

Espaços ao ar livre com sombras bem distribuídas também podem ser de grande ajuda.

Essa possibilidade permite que a equipe respire ar fresco e renove as energias para seguir em sua jornada de trabalho com muito mais qualidade de vida.

Qual a estrutura ideal?

Além do calor, outra grande protagonista do verão é, sem dúvida, a chuva. As chuvas de verão costumam ser mais fortes e violentas do que aquelas que ocorrem durante as outras estações do ano.

Isto pode causar sérios acidentes se a estrutura de seu local de trabalho não estiver em boas condições.

Por isso, lembre-se que a estrutura ideal é aquela que une cuidados específicos para dias quentes e também para os momentos chuvosos. Cuide para que seus funcionários estejam em um ambiente fresco e ao mesmo tempo, seguro em caso de tempestades.

Durante épocas como verão e inverno, que nos colocam diante da possibilidade de temperaturas extremas, é importante redobrar os cuidados.

Quer saber mais sobre segurança do trabalho? A dpUNION possui uma série de soluções inteligentes para você. Acesse nosso site e confira.