FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Trabalhar com segurança: como engajar os funcionários nesta causa?

FOTO DE Trabalhar com segurança: como engajar os funcionários nesta causa

Já dizia o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. E isto se aplica à necessidade de trabalhar com segurança!

O Ministério do Trabalho e Previdência Social afirma que ocorrem mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil. Só ficamos atrás da China, Índia e Indonésia, países conhecidos mundialmente pelas más condições às quais seus trabalhadores são submetidos.

É PRECISO ENGAJAR O FUNCIONÁRIO PARA TRABALHAR COM SEGURANÇA

No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece uma responsabilidade mútua na proteção ao trabalhador: o empregado deve fornecer todos os equipamentos e medidas necessários para garantir uma labuta segura, enquanto o funcionário deve se comprometer a usá-los. Ou seja: é preciso engajar a equipe na missão de trabalhar com segurança.

Você tem dificuldade com isto? Então confira três dicas para te ajudar a resolver essa questão:

  1. Faça os empregados assinarem um termo de responsabilidade sobre o uso dos EPI’s

Quando o trabalhador tem uma função de alto risco (como, por exemplo, trabalhar em locais altos ou muito barulhentos), a legislação obriga o empregador a fornecer os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Entretanto, não é raro encontrar trabalhadores resistentes a seu uso acreditando que não são úteis para trabalhar com segurança ou atrapalham o trabalho.

Acontece que, em caso de acidente, a responsabilidade pode ser atribuída ao empregador.

Portanto, quando os seus funcionários receberem os equipamentos para trabalhar, faça com que eles assinem um Termo de Recebimento e Responsabilidade do EPI.

Este documento atesta que eles receberam o equipamento, bem como todo o treinamento necessário para utilizá-lo e cabe a ele fazer o bom uso. Aí sim, em caso de acidente, o empregador pode ficar isento da responsabilidade, colaborando também para que o funcionário pense duas vezes antes de não usar o EPI.

  1. Informe os funcionários a respeito dos riscos do trabalho sem proteção

Do mesmo modo, é interessante que os funcionários entendam que trabalhar com segurança, usando EPI’s e todas as técnicas adequadas, é algo de seu próprio interesse.

Por este motivo, vale a pena que os gestores tenham um bom relacionamento com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e que encorajem a realização de palestras e treinamentos: ensine os colaboradores a usar os EPI’s de forma correta e que não afete os movimentos nem o conforto. Mostre também as estatísticas sobre acidentes de trabalho no Brasil. Isto fará com que eles vejam que trabalhar com segurança é algo que envolve a todos! 

  1. Fiscalize o ambiente de trabalho

Por fim, é importante manter o ambiente de trabalho sempre fiscalizado. Isto pode ajudar evitar a situação de funcionários resistentes ao uso dos EPI’s e/ou que só os utilizam quando há um fiscal por perto.

Se mesmo assim houver resistência, há base para que o empregador aplique uma advertência. Afinal, o artigo 158 da CLT diz que “constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: […] b) ao uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa”.

Você advertiu o funcionário várias vezes, mas isto não surtiu efeito? Então cabe demissão por justa causa. Só certifique-se de ter esgotado todas as vias amigáveis para evitar processos trabalhistas!

Em busca de soluções para fazer a sua equipe trabalhar com segurança? Fale com a gente! Acesse: http://www.dpunion.com.br/contato/ ou ligue para: 11 5079-8411