FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Inovação tecnológica: entenda sua importância e processos

Foto de Inovação tecnológica: entenda sua importância e processos

A tecnologia avança diariamente. Estamos sempre nos deparando com notícias sobre novas descobertas e um leque infinito de possibilidades parece estar aberto de forma constante. São tantos os fatores que fazem parte do nosso dia a dia, como celulares de alto desempenho, serviços de biometria, uso de inteligência artificial, que é comum naturalizarmos todos esses aspectos e nos esquecermos de que há alguns anos atrás pouco disso existia. Mas será que realmente entendemos qual a importância da inovação tecnológica para o mundo em que vivemos?

Desde o e-commerce, que facilita – e muito – a vida de quem tem uma rotina acelerada, otimizando o tempo disponível e agilizando processos que antes levariam horas, até as grandes revoluções no campo medicinal, como a descoberta da cura para doenças antes consideradas insanáveis e o desenvolvimento de medicamentos incrivelmente eficientes. Tudo está conectado aos avanços tecnológicos!

A importância da inovação tecnológica se apresenta para nós todos os dias, hoje, podemos encontrar as respostas para a maioria das nossas perguntas com um simples clique. O ramo empresarial dispõe de inúmeras ferramentas ao seu favor e as pessoas, individualmente, carregam entretenimento e tarefas ocupacionais na palma de suas mãos.

E o que a tecnologia faz pela segurança do trabalho?

Imagine um trabalhador, possivelmente seu próprio avô, que há anos atrás trabalhava exposto a altas temperaturas, ruídos excessivos e frequentemente era vítima de danos físicos e emocionais caracterizados pelo ambiente rústico ao qual a maioria das empresas estava condicionada. Hoje, através da inovação tecnológica, o ramo de segurança do trabalho é capaz de trabalhar em soluções que promovam qualidade de vida e a manutenção da saúde do funcionário.

Mas vale lembrar que a tecnologia não se desenvolve em um piscar de olhos. Pelo contrário, todo o processo de evolução acontece com base em oito passos fundamentais.

As 8 etapas do processo de inovação tecnológica:

Pesquisa básica: Em empresas do ramo farmacêutico, de energia ou da área de TI, a pesquisa básica é um passo indispensável. Por isso, departamentos específicos são responsáveis pela realização dessa tarefa.

Pesquisa aplicada: Nesta fase essencial, são analisadas cuidadosamente todas as necessidades do público e do mercado. Responsabilidades sociais e ecológicas também são avaliadas nesta etapa, nos dando mais um motivo para entendermos a importância da inovação tecnológica.

Desenvolvimento: Após as fases de pesquisa, é necessário desenvolver o protótipo do novo produto. É nesse período em que se define o design e suas funções.

Engenharia: Depois que o protótipo é definido, são avaliadas as possibilidades de que o produto seja realmente fabricado, transportado por suas rotas e vendido nos pontos estabelecidos previamente.

Fabricação: Nesse momento, o projeto finalmente entrará em prática, as ideias se materializam e a fabricação acontece.

Marketing: Durante a fase de marketing, ocorre um profundo estudo do produto e do mercado, a partir disso, são definidos os principais objetivos e quais serão as estratégias de venda.

Promoção: Aqui, todas as estratégias de marketing são colocadas em prática! O produto é lançado e apresentado para o seu público.

Manutenção: A evolução é constante! Por isso, a manutenção do produto lançado torna-se fundamental e o monitoramento de seus resultados no mercado também.

Agora que você compreendeu muito mais sobre a importância da inovação tecnológica, te convidamos para acessar nosso site e conhecer diversas opções que unem segurança do trabalho e tecnologia!