ALTA PERFORMANCE PARA SUA EMPRESA

TÉCNICAS

Análise de Sorção Dinâmica de Vapor (DVS)

Análise de Sorção Dinâmica de Vapor (DVS)

O método de Análise de Sorção Dinâmica de Vapor (DVS) é usado em laboratórios de todo o mundo para examinar o intrigante comportamento de sorção de umidade dos materiais.

O DVS é usado tanto na indústria quanto na academia. Portanto, é aplicado na indústria farmacêutica para rastreio de sal e para analisar polimorfismo.

Na pesquisa de alimentos, é usado em estudos de estabilidade e prazo de validade, bem como para investigar a migração de umidade entre ingredientes em um produto alimentício.

O DVS ajuda contudo a desenvolver materiais de embalagem sofisticados medindo a permeabilidade de filmes e folhas ao vapor de água.

Além disso é também uma ferramenta valiosa para avaliar o comportamento de aglomeração de materiais em pó e granulares durante o transporte, armazenamento e manuseio.

Na física da construção, é usado por exemplo para analisar a absorção e liberação de água de materiais de isolamento e de construção de madeira, gesso, fibras ou concreto.

Na indústria eletrônica, a falha de componentes induzida por umidade é de interesse. Originalmente desenvolvido para pesquisa farmacêutica, a sorção dinâmica de vapor hoje em dia é usada em um número cada vez maior de aplicações DVS.

Método de sorção de vapor dinâmico.

O princípio básico de operação de um analisador gravimétrico de sorção é medir a mudança na massa ao longo do tempo de uma amostra que é mantida em um ambiente de temperatura e umidade relativa controladas e constantes. A mudança na massa ocorre por sorção de água (absorção) do ar circundante para a amostra ou dessorção de água (liberação) da amostra.

Sorção Dinâmica de Vapor DVS

Curva de cinética de sorção – Etapa única de umidade.

Após uma mudança na umidade relativa, por exemplo, a uma umidade mais elevada, a absorção ou liberação de água pela amostra é determinada gravimetricamente por meio de uma microbalança em intervalos de tempo definidos. No estágio inicial de sorção / dessorção, a mudança no peso é grande. Com o tempo, o processo se aproxima de um equilíbrio e portanto a mudança no peso fica cada vez menor.

Curva de sorção de vapor cinética

Ciclo de sorção – várias etapas de umidade

Quando o peso da amostra está finalmente estável, está em equilíbrio com a atmosfera circundante. A medição é então continuada na próxima etapa de umidade (umidade relativa – UR – mais baixa ou mais alta). Normalmente, um ou mais ciclos completos de sorção / dessorção (sorção de baixa para alta UR e dessorção de alta para baixa UR) em pequenas etapas de UR são realizados.

DVS Análise de Sorção de Vapor

Isoterma de sorção

Os pontos de dados de equilíbrio individuais de todas as etapas de umidade dos ciclos de sorção / dessorção são usados para gerar a isoterma de sorção. A isoterma de sorção é a relação entre o conteúdo de água de uma amostra e a umidade relativa do ar ambiente em uma determinada temperatura.

DVS Análise de Sorção de Vapor Isotérmica

Os Analisador de Sorção de Vapor - SPS são instrumentos gravimétricos de sorção de vapor totalmente automatizados. A isoterma e a cinética de sorção são determinadas em uma ampla faixa de temperatura e umidade. O SPS combina uma operação fácil com um design robusto para resultados de medição precisos e confiáveis. Recursos exclusivos distinguem o SPS de instrumentos comuns de amostra única.

Analisador de Sorção de Umidade Vsorp. Solução inteligente para análise de sorção de umidade em pesquisa, desenvolvimento, controle de qualidade. Totalmente automatizado, Fácil de Operar e Barato.