O objetivo principal do Texturômetro é caracterizar sua amostra de uma forma que melhor represente a percepção por sentidos humanos. Ou seja, esta é a essência da análise de textura.
Essa técnica se preocupa principalmente com a medição das propriedades mecânicas de um produto. Por exemplo um produto alimentício, visto que se relacionam com suas propriedades sensoriais detectadas por humanos.
Cinquenta anos de pesquisa de textura desenvolveu um conjunto de definições relacionando as propriedades sensoriais de um produto às propriedades instrumentais que podem ser calculadas a partir dos resultados de um teste de análise de perfil de textura de dois ciclos.
Os analisadores de textura realizam este teste aplicando forças controladas ao produto e registrando sua resposta na forma de força, deformação e tempo.
O Texturômetro CTX utiliza sondas e acessórios Brookfield já bem estabelecidos no mercado de análise de textura. A resistência do material a essas forças é medida por uma célula de carga calibrada e apresentada em gramas ou newtons. Contudo essas medições podem ser comparadas com os dados do painel sensorial humano para estabelecer métodos de teste usados no Controle de Qualidade. Por exemplo para alimentos, cosméticos, produtos...