FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

O papel da indústria de transformação

indústria de transformação

A atividade industrial, no Brasil e no mundo, tem grande valor para fins econômicos e também sociais, sabendo como muitos avanços obtidos dentro desse setor impactam em muitas vidas. Muitas vezes, a indústria é o ponto intermediário entre outros dois setores econômicos: a agropecuária e o comércio.

Dentro de todos esses processos produtivos e para atender a própria demanda industrial temos a chamada indústria de transformação. Apesar de enfrentar diversos desafios, como qualquer outro empreendimento econômico, as indústrias que trabalham com transformação de materiais também são pontos com muita inovação e pesquisa voltada para o desenvolvimento.

Confira, a seguir, o papel da indústria de transformação nas atividades econômicas.

Trabalho da Indústria de Transformação

Como mencionado na abertura deste artigo, a indústria de transformação é o setor que transforma matérias-primas em outros produtos necessários para a indústria ou mesmo diretamente para o comércio ou alguns nichos de serviços. Neste ponto, é interessante notar como uma “indústria de transformação” não necessariamente será uma fábrica complexa e com sistema de produção escalável.

Existem três grandes focos de atuação dentro desse tipo de indústria: bens de produção, bens intermediários e bens de consumo. No último caso, que também é o mais vigente, se enquadram até mesmo micro e pequenas empresas que transformam produtos primários em um novo produto voltado ao consumidor final.

O trabalho da indústria de transformação inclui o processamento de produtos agrícolas (exemplo cana-de-açúcar e celulose) e agropecuários, dos materiais obtidos na mineração e da exploração florestal, além de outras matérias-primas nacionais ou importadas.

Uma das maiores responsabilidades das indústrias de transformação é agregar valor aos demais setores industriais entregando materiais e bens de qualidade. Essa transformação da matéria-prima, inclusive, muitas vezes é buscada por indústrias estrangeiras e assim contribui para as exportações do país.

Para conhecimento, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016 a indústria de transformação foi responsável por 11,7% do PIB nacional. A indústria no geral, que inclui indústria de transformação, indústria extrativa mineral e serviços industriais de utilidade pública chegou a representar 15,6% do PIB.

Atividades e Emprego

Outro papel relevante da indústria de transformação é na geração de emprego. Não só dentro da planta e processo industrial, produzindo os bens e mercadorias, mas também com os chamados serviços industriais de montagem, instalação de maquinário, manutenção, reparação e até consultoria para pontos específicos ao setor.

Desafios da Indústria

No geral, a indústria em todo o mundo enfrenta alguns desafios relacionados a diversas etapas e questões, como escassez de matérias-primas, equipamentos, equipe capacitada, preservação ambiental, automação, novos hábitos de consumo e principalmente as diversas crises econômicas, em nível global ou localizado.

Desafios exigem criatividade e também muito planejamento para superá-los. Em diversos pontos, a indústria nacional já está se adequando a novos processos e atividades com melhor custo-benefício. Agora que você conheceu o papel da indústria de transformação, descubra também a Indústria 4.0.