Três métodos para medição de cores
A medição da cor é principalmente dividida em medição da cor da fonte de luz e medição da cor do objeto. A medição da cor do objeto é dividida em medição de objeto fluorescente e medição de objeto não fluorescente. Na produção real e na vida diária, a medição de cores de objetos não fluorescentes é amplamente utilizada. É principalmente dividido em duas categorias: medição visual da cor e medição da cor do instrumento. Entre eles, a medição da cor do instrumento inclui o método de integração fotoelétrica e o método de espectrofotometria.
- Método visual
O método visual é a percepção visual da luz produzida pelos olhos, pelo cérebro e por nossa experiência de vida. A luz que vemos a olho nu é gerada por ondas eletromagnéticas com uma faixa estreita de comprimento de onda, e ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda mostram cores diferentes. O reconhecimento da cor é a sensação nervosa visual causada pelo olho nu após ser estimulada pela energia da radiação das ondas eletromagnéticas .
As cores desconhecidas dos componentes individuais são adicionadas para descrever as cores desconhecidas resultantes. Embora seja mais adequado para avaliação de cores. A maneira de confiar nele é com a ajuda do olho humano, e é simples e flexível, mas devido à experiência dos observadores e de fatores psicológicos e fisiológicos. O impacto deste método torna o método muitas variáveis e não pode ser descrito quantitativamente , o que afeta a precisão da avaliação.
- O método de integração fotoelétrica
Por muito tempo, o método de densidade ocupou uma posição muito elevada na medição de cores, mas com a aplicação de CIE1976 L *, a *, b * se difundindo gradualmente e cobrindo todo o fluxo de trabalho da impressora à impressão, as pessoas estão mais e mais conscientes da cor. A importância do grau e o rápido desenvolvimento da colorimetria moderna também estabeleceram as bases para a avaliação objetiva da cor por instrumentos de integração fotoelétrica (medidores de diferença de cores de precisão).
O método de integração fotoelétrica é um método comum usado na medição de cores de instrumentos na década de 1960. Ele não mede o valor do estímulo de cor de um determinado comprimento de onda, mas mede os valores tristímulus X, Y e Z da amostra por meio de medição integral ao longo de todo o intervalo de comprimento de onda de medição, em seguida, calcula as coordenadas de cromaticidade e outros parâmetros da amostra. Ao usar esses três fotodetectores para receber estímulos de luz, os valores tristímulus X, Y e Z da amostra podem ser medidos com uma integração. O filtro deve atender às condições de Luther para corresponder com precisão ao fotodetector.
O instrumento de integração fotoelétrica não pode medir com precisão o valor tristímulo e as coordenadas de cromaticidade da fonte excelente, mas pode medir com precisão a diferença de cor entre as duas fontes de cor, por isso também é chamado de medidor de diferença de cor. Medidores de diferença de cores estrangeiras são produzidos em massa desde os anos 1960. Hoje em dia, o colorímetro de precisão CS-210 produzido pela Colorspec tem sido vastamente utilizado.
Colorímetro de precisão CS-210
- Espectrofotometria
A espectrofotometria também é chamada de espectrofotômetro. Ele compara a energia de luz refletida (transmitida) pela amostra com a energia de luz refletida (transmitida) padrão nas mesmas condições para obter a refletância espectral da amostra em cada comprimento de onda e, em seguida, usa CIE. O observador padrão fornecido e a fonte de luz padrão são calculados de acordo com a seguinte fórmula para obter os valores tristímulus X, Y e Z e, em seguida, X, Y e Z são usados para calcular as coordenadas de cromaticidade x de acordo com as fórmulas como CIE Yxy e CIE Lab. y, parâmetros de cromaticidade CIELAB, etc.
O espectrofotômetro determina os parâmetros de cor detectando os componentes espectrais da amostra. Ele pode não apenas fornecer os valores absolutos de X, Y, Z e o valor da diferença de cor △ E, mas também fornecer o valor da refletância espectral do objeto, e pode desenhar o objeto. Portanto, é amplamente utilizado na combinação e análise de cores. O uso de tais instrumentos pode alcançar medição de cor de alta precisão, calibração de instrumentos de medição de cor fotoelétrica integral e estabelecimento de padrões de cromaticidade. O Espectrofotômetro de cor de esfera de integração CS-600 é um espectro de cores. Portanto, o espectrofotômetro é um instrumento muito preciso na medição de cores.
Espectrofotômetro de cores CS-600
Precisa de um espectro colorímetro portátil? CLIQUE AQUI e conheça o CS-520 da Colorspec!