FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Polímeros: o que são e papel na indústria

Polímeros: o que são e papel na indústria

Polímeros: o que são e papel na indústria

 

Você já ouviu falar em polímeros? Saiba que por mais que não conheça o termo, ele, com certeza, faz parte do seu dia a dia. Isso porque ele compõe diversos objetos, como pneus de carro, capinha de celular e muito mais.

 

Ah, além desses materiais, os polímeros também compõem o ser humano. E muitas das proteínas do nosso corpo são definidas como polímeros, por exemplo, a queratina.

 

Sendo assim, como você deve ter percebido, os polímeros fazem parte da nossa rotina. Com isso, eles são essenciais para diversas funções, inclusive para a indústria. Portanto, caso queira entender melhor o seu conceito e sua importância, continue a leitura do conteúdo!

O que são polímeros?

 

A palavra polímero vem do grego, sendo a união de dois termos: “poli” e “meros”. A primeira palavra se refere a “muitos” e a segunda a “partes”. Portanto, seu significado literal é “muitas partes”.

 

Para que possa entender melhor, trata-se de grandes moléculas, também conhecidas como macromoléculas, que são compostas pela ligação química de uma série de blocos de monômeros — pequenas moléculas que podem reagir juntas, formando uma cadeia polimérica maior.

 

Nesse sentido, um polímero é feito da união entre diversos monômeros.

Importância dos polímeros para a indústria

 

Como já citamos, os polímeros estão presentes em diversos materiais do nosso dia a dia. Sendo assim, eles exercem papel fundamental, inclusive para a indústria.

 

Entendendo um pouco da história, a manipulação química de polímeros começou no século XIX. E, o comportamento dessa substância foi estudado com a teoria de Thomas Graham, que acreditava na seguinte definição: “polímeros são agregados coloidais de pequenas moléculas mantidas juntas por forças desconhecidas”.

 

Por mais que o conhecimento teórico fosse reduzido em relação aos dias de hoje, a sociedade logo identificou a sua importância para a produção de materiais inovadores e com um custo reduzido. Atualmente, com todo o estudo realizado, já sabemos que os polímeros fazem diversas combinações, atuando desde a indústria base até o varejo, sendo primordial para a produção de diversos materiais.

 

Caso queira entender onde eles estão presentes no dia a dia, veja alguns dos exemplos que selecionamos para você:

 

    • Polipropileno: sendo um polímero termoplástico, ele está presente na produção de diversos objetos, como brinquedos, utensílios domésticos e automobilísticos, coletores de lixo e muito mais. Esse polímero é um tipo de plástico resistente à temperatura, por isso, é muito usado em variadas situações.
    • Polietilenos de alta densidade: esse polímero é resistente a baixa temperatura e é rígido, com isso, é utilizado na produção de diversos produtos, como capacetes, embalagens de detergentes, assentos de sanitários, etc.
    • Polietilenos de baixa densidade: conhecido por ser leve, flexível e impermeável, ele faz parte da elaboração de sacolas plásticas, fraldas descartáveis, etc.

 

E aí, conseguiu entender como os polímeros estão presentes na nossa indústria? Sem dúvidas, essa substância faz parte do nosso dia a dia, sendo essencial para a construção de diversos produtos.

 

Esperamos que tenha aprendido e gostado deste conteúdo! Para que tenha acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog agora mesmo!