FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Indústria 4.0: conheça e se prepare!

Indústria 4.0

Que a tecnologia está em constante transformação e avançando, todos conseguimos perceber, e nas mais diversas camadas de trabalho, educação, convivência, consumo, etc. A tecnologia permite que processos fiquem mais rápidos, mais baratos e até mais seguros e eficientes.

A indústria, que há muitos anos cumpre com importante papel na economia mundial, é uma das grandes responsáveis por esses avanços, enquanto também é fortemente beneficiada por todas as atualizações no mercado, produto, entre os consumidores e até nas matérias-primas.

Neste cenário, muito se fala na Indústria 4.0. Esse conceito está em pleno desenvolvimento, e ainda estamos convivendo e mensurando os impactos positivos (e negativos, talvez) de indústrias cada vez mais tecnológicas. Continue lendo para conhecer a Indústria 4.0 e também como essas novidades podem ser inseridas no seu mercado ou empresa.

O que é indústria 4.0?

Essa é a definição dada para o momento atual das indústrias em todo o mundo, marcado principalmente pela automação industrial. Muitas tecnologias e equipamentos viabilizam esse momento, conforme descreveremos no próximo tópico.

O que é importante saber sobre a chamada indústria 4.0 é que ainda há tempo para que todo tipo de indústria se adeque a esse momento, mas se faz necessário reconhecer também que todas essas atualizações e novas práticas não serão acessíveis a todos.

Uma indústria, independentemente do setor, não precisa fazer uma grande revolução para começar a utilizar essas tecnologias! O ideal é conhecer cada possibilidade, considerar o orçamento disponível e adotar apenas os processos, equipamentos e afins com mais benefícios para a estratégia de negócio.

Principais tecnologias

Bem, a automação industrial e mais aprimoramentos são viabilizados por diferentes tecnologias. Destacam-se:

  • Robótica

Robôs e seus componentes, dos mais simples até os sistemas mais complexos, já ocupam partes de processos e operam equipamentos essenciais de diversas indústrias, com destaque na linha de produção e montagem.

  • Internet of Things (IoT)

A “internet das coisas” utiliza conexões inteligentes que possibilitam a automação de processos, garantindo a conexão entre diferentes equipamentos e sistemas integrados.

  • Cloud Computing

A computação na nuvem é mais rápida e garante o armazenamento de dados de forma mais prática, com acesso facilitado.

  • Big Data e Análise de Dados

Para qualquer tipo de processo ou trabalho dentro de uma indústria, os dados são indispensáveis para ter informações verídicas para planejamento, organização, análises de resultados e mais demandas.

  • Inteligência Artificial e Machine Learning

Para além da IA, a tecnologia e o desenvolvimento agora também permite o machine learning, para que instrumentos e sistemas consultem seus dados coletados e “aprendam” como manter sua operação de forma mais eficiente.

O assunto ainda vai longe, afinal toda essa tecnologia e automação não dispensa o trabalho de pessoas, que precisam se especializar com novas ferramentas e conceitos, além da recepção no mercado consumidor que nem sempre vai conseguir absorver todos os custos envolvidos em novos produtos da indústria 4.0.

Para finalizar, é importante destacar que o controle de qualidade segue sendo uma etapa extremamente necessária para que os processos e os produtos atendam a todos parâmetros de segurança, padronização e qualidade para o consumidor final. Aproveite e leia também sobre os equipamentos para controle de qualidade nas indústrias.