Categories: Sem categoria

5 aplicações da instrumentação analítica

Você sabe o que é a instrumentação analítica? Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas que visam analisar a composição química ou física de substâncias. Desta forma, essa área é fundamental em diferentes campos, como da química, biologia, medicina, etc.

Entre as diversas funções possibilitadas pela instrumentação analítica estão a identificação e quantificação de componentes de amostras, a determinação de propriedades físicas e químicas e muito mais.

Agora, caso queira saber mais detalhes das aplicações da instrumentação analítica para empresas de diferentes segmentos, continue com a leitura, pois selecionamos algumas das principais áreas.

Principais aplicações da instrumentação analítica

A seguir, confira como a instrumentação analítica pode ser aplicada em diversas indústrias. E, além disso, também confira quais são as suas principais funcionalidades!

Maior controle de qualidade

Empresas de diferentes nichos, como de alimentos e cosméticos, utilizam a instrumentação analítica para garantir um maior controle de qualidade em seus processos.

Com as técnicas e as ferramentas certas, é possível monitorar a qualidade de matérias-primas, dos produtos em processos e os já finalizados.

Análise do meio ambiente

Você sabia que existem regulamentações quanto a qualidade da água, do ar e do solo? São regras importantes e que devem ser seguidas para garantir a conformidade com as leis ambientais e a saúde pública.

Desta forma, para fazer essa análise, contribuindo para o meio ambiente, a instrumentação analítica pode contribuir, e muito.

Monitoramento de processos industriais

Toda empresa que deseja ter sucesso no mercado deve monitorar bem os seus processos, garantindo que tudo esteja acontecendo de forma adequada.

Portanto, para ter esse controle em tempo real de processos químicos e físicos, use as técnicas e as ferramentas adequadas da instrumentação analítica.

Análise clínica

Como você já sabe, a instrumentação analítica está presente em empresas de diversos segmentos, inclusive na área da medicina, ajudando na promoção da saúde.

Nesse sentido, ela ajuda na análise clínica, contribuindo para o diagnóstico e o monitoramento de doenças por meio de testes laboratoriais, por exemplo, análise de exames de sangue, urina, etc.

Ainda na área da saúde, a instrumentação analítica também é importante para a avaliação de medicações, garantindo mais eficiência e segurança no processo de produção dessas substâncias.

Indústria alimentícia

Outra área importante que faz o uso da instrumentação é o ramo de alimentos e bebidas. Nesse aspecto, ela contribui para o controle de qualidade e segurança. Para isso, faz a detecção de contaminantes, a análise de nutrientes e a identificação de adulterações.

E aí, você já conhecia todas as áreas de aplicações da instrumentação analítica? Lembrando que essas são apenas algumas das inúmeras funcionalidades que o uso das técnicas e/ou ferramentas certas poderão te proporcionar.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele tenha sido claro e útil para você. E, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog agora mesmo!