higiene e segurança do trabalho
Você sabia que higiene e segurança do trabalho são indispensáveis para toda empresa? Sem dúvidas, é um dever da organização proporcionar esses dois aspectos ao funcionário, visando a sua saúde e bem-estar.
Desta forma, entender mais sobre esses assuntos e a importância deles é essencial. Sendo assim, selecionamos algumas curiosidades surpreendentes para que você aprenda ainda mais sobre o tema. Para conferir, continue com a leitura do conteúdo!
Quer saber curiosidades a respeito da higiene e segurança do trabalho? Confira abaixo algumas delas!
Você sabia que o número de mortes devido a acidentes no local de trabalho ou doenças ocupacionais são altíssimos? Infelizmente, segundo dados da OIT, esse número chega a quase 3 milhões por ano.
Pensando nisso, esses fatores não devem ser negligenciados. Todo cuidado é pouco quando se trata de higiene e segurança do trabalho!
Já ouviu falar no termo “EPI”? Trata-se da sigla para Equipamento de Proteção Individual. O termo foi criado no Brasil e se tornou uma norma internacional para garantir a segurança dos trabalhadores.
O primeiro código de segurança do trabalho foi criado em 1884, na Alemanha. Com isso, ele serviu de base para as legislações de diversos países.
Diferente da Alemanha, no Brasil as normas regulamentadoras de segurança do trabalho só foram implementadas em 1978. Com isso, surgiu com a publicação da Portaria nº 3.214, que estabeleceu as bases da legislação brasileira sobre o tema.
Além dos aspectos físicos, também é importante se preocupar com a saúde mental dos profissionais. Para que tenha uma ideia, a fadiga mental é um dos principais problemas de saúde ocupacional, podendo levar a erros e acidentes no trabalho.
Desta forma, algumas maneiras simples de tentar minimizar esses problemas são: criar pausas curtas e atividades relaxantes podem ajudar a reduzir o estresse.
Você sabia que até mesmo o som do ambiente pode atrapalhar na saúde e no bem-estar do profissional? O ruído excessivo pode trazer problemas de audição e até mesmo outras doenças.
Com isso, fazer o uso adequado de equipamentos que ajudarão a abafar o som é uma ótima alternativa!
Existem pessoas que acreditam que a prevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais deve ser feita apenas por parte dos donos ou líderes da organização. Porém, essa não é uma realidade!
A higiene e segurança do trabalho é uma responsabilidade de todos os envolvidos no ambiente de trabalho, desde os trabalhadores até os empregadores e órgãos regulamentadores.
E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele tenha sido útil para você! Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!