Análise e Distribuição de tamanho de Partículas em meio seco
Aplicação: CIMENTO
Usando a distribuição e tamanho de partículas para influenciar as propriedades do produto de pós de cimento.
Edifícios industriais, comerciais ou residenciais, arenas, rotas de tráfego ou projetos de infraestrutura – a arquitetura contemporânea, com seus prédios modernos – são inimaginável sem materiais cimentados. Como aglutinante versátil e permanente para concreto, gesso, argamassa ou betonilha, o cimento é um dos materiais de construção mais importantes e mais utilizados em todo o mundo. Por adição de água, o cimento se transforma em pasta de cimento, que endurece por hidratação a pedra de cimento durável. A indústria do cimento enfrenta desafios como a garantia de qualidade consistente e específica da classe e, além disso, eficiência energética e de recursos
Os principais ingredientes do cimento, que são responsáveis pelas propriedades de endurecimento, geralmente dão seu nome aos diferentes tipos de cimento: clínquer de cimento Portland, escória granulada, cimento pozolânico, cinzas volantes, xisto queimado, calcário ou sílica ativa. Além dos cimentos padrão com diferentes consistências, há uma variedade de cimentos para aplicações específicas com características especiais, como ajuste rápido, baixo calor de hidratação, alta resistência a sulfatos ou baixo teor de álcalis.
Responsável pela qualidade e uniformidade dos diferentes tipos de cimento (ao lado da composição química das matérias-primas), está a distribuição granulométrica do cimento, que é um resultado da finura de moagem do componente. Se a composição química do cimento não varia, apenas a granulometria determina a classe de resistência: quanto maior o grau de finura, mais rápido o desenvolvimento da solidificação e maior a resistência à compressão após 28 dias. Componentes secundários, como matérias-primas inorgânicas ou minerais moídos, melhoram as características físicas do cimento devido à sua distribuição de tamanho de grão. Aditivos de moagem ou moagem separada de componentes individuais também melhoram as propriedades do cimento em relação a aplicação, capacidade de retenção de água, resistência ou encolhimento e inchamento.
Distribuição de tamanho de grão de cimento e farinha crua:
Durante o processo de moagem, de matéria-prima à farinha, bem como durante a moagem fina do clínquer queimado com componentes primários adicionais ou aditivos, o monitoramento e controle do grau de moagem é crucial para garantir a qualidade do cimento e a eficiência da produção. Cerca de metade do custo de produção na indústria de cimento é o consumo de energia – principalmente durante a queima e moagem. O controle rápido e preciso da moagem de cimento e dos testes de materiais não apenas evita o excesso de moagem, energia e alto custo, mas também permite mudanças de grau de cimento em um tempo muito curto dentro de uma planta, reduzindo a quantidade de material fora da especificação.
Enquanto procedimentos tradicionais de medidas de finura, como peneiramento ou a determinação da superfície específica do pó de cimento usando o dispositivo Blaine, somente entregam valores únicos após análises demoradas, a análise de difração a laser avalia a distribuição inteira do tamanho de grão em alta resolução sem influência do operador. O grau de moagem, conteúdo fino muito alto ou muito variável
(<2 µm) ou conteúdo grosseiro são detectados de forma confiável e imediata. Com uma poderosa dispersão seca, a difração de laser oferece uma sensibilidade inigualável e alta reprodutibilidade em toda a faixa de tamanho de partícula, com medições independentes do usuário em questão de segundos.
Diferencial Sympatec para a aplicação de cimentos:
– Monitoramento da finura da farinha e do cimento por distribuição granulométrica
– Determinação do Blaine
– Análise confiável da distribuição do tamanho de grão e Blaine em 30 segundos por difração a laser e dispersão a seco
– O controle contínuo durante a moagem garante uma qualidade de produto estável, evita o excesso de tempo no moinho e consequentemente reduz o consumo de energia
– Sistemas de difração de laser de fácil utilização em laboratórios de qualidade com alta disponibilidade e alta produtividade de amostras sem preparação elaborada de amostras
– Sistemas de baixa manutenção para integração em automações de laboratório para realizar análises de alta frequência (por exemplo, Polysius POLAB® ACT / AMT / Shuttle, FLSmidth QCX / RoboLab®) conectando robustos processos de produção ao controle da planta e otimização do processo em tempo real.
– Tecnologia de difração a laser e sensores empregados em ambos os sistemas de bancada e on-line, colocando os resultados de laboratório e de produção em mesmo patamar comparativo.
Características do sistema Helos Sympatec com acessório Rodos:
– Sistemas de medição modulares ajustáveis para diferentes aplicações.
– Dispersão seca precisa e confiável do produto.
– Alta taxa de transferência de amostras sem necessidade preparação elaborada.
– Dispersão completa e reprodutível por jato de ar comprimido.
– Análise do tamanho dos grãos em segundos, mesmo com grandes quantidades de amostra.
– Alta sensibilidade em toda a faixa de medição
– Longa vida útil, mesmo com frequência intensa de uso.
– Limpeza automática confiável
– Fácil utilização, baixíssimo índice de manutenção