Conhecendo a área de Life Sciences (ciências da vida)
Certamente você já sabe da existência de diversas ciências e áreas de conhecimento. Claro, não é obrigatório lembrar ou reconhecer todas, até porque a tecnologia e o avanço de estudos e pesquisas acabam alcançando novos patamares e novos nichos. Constantemente, para resumir, classificar e agregar um tipo específico de ciência, é utilizada a expressão Life Sciences.
As ciências da vida, como podemos traduzir, concentram diversas disciplinas e áreas científicas relacionadas com os organismos vivos, ou seja, com os humanos, animais, plantas e microorganismos.
Neste artigo, listamos as principais áreas dentro de Life Sciences suas características e também as demandas mais comuns relacionadas tanto à indústria como nas pesquisas acadêmicas. Acompanhe nos tópicos!
Quais são as ciências da vida?
A lista é ampla, como você já deve estar imaginando considerando a descrição que trouxemos acima. Destacam-se como ciências e disciplinas de Life Science:
- Anatomia
- Biologia
- Bioquímica
- Biomecânica
- Biofísica
- Biotecnologia
- Botânica
- Ciências do ambiente
- Ciências da saúde/ciência médica
- Ecologia
- Estética e cosmetologia
- Farmácia/farmacologia
- Fisiologia
- Genética
- Imunologia
- Neurociência
- Nutrição
- Parasitologia
- Toxicologia
- Virologia
- Zoologia
Entre diversas outras que, justamente, estudam aspectos da vida humana.
Importância da Life Sciences
Certamente o principal ponto que destaca a importância de todas estas ciências da vida é seu papel inerente para o desenvolvimento da medicina e demais disciplinas ligadas à saúde humana e do ambiente. É graças a todas estas áreas de estudo que temos conhecimentos seguros, relevantes e verificados sobre saúde, alimentação, ecologia, zoonoses e veterinária, entre outros aspectos importantes.
Seja focando em questões ambientais, nos microorganismos, nos animais ou no ser humano, as pesquisas dentro das ciências da vida são relevantes também para permitir a exploração econômica. Tanto como pesquisa e desenvolvimento como para controle de qualidade, estas práticas viabilizam a agricultura e a pecuária, além de investigar e garantir a segurança de solos, águas, elementos químicos para indústrias de alimentação e farmácia, etc.
Todas as atividades dentro das ciências da vida se baseiam em métodos científicos. O desenvolvimento destes e a ampla disponibilidade de técnicas analíticas e equipamentos viabiliza todo tipo de estudo.
Uma última observação interessante sobre o que é Life Sciences é considerar que este é o termo comumente utilizado por empresas fabricantes e fornecedoras de instrumentos analíticos e consumíveis.
Principais análises científicas
Assim como existem muitas disciplinas dentro das ciências da vida, existem também muitas análises científicas que viabilizam cada uma destas áreas de pesquisa. Aqui trouxemos duas das mais comuns e importantes.
- Microscopia
Os microscópios, desde os mais simples até os que contam com tecnologia de ponta e ampliação em níveis atômicos, são de grande utilidade para muitas áreas dentro de Life Sciences.
- Análise Elementar
Igualmente, os diversos equipamentos do tipo analisador elementar, incluindo os espectrômetros em todas suas tecnologias e variáveis, são extremamente importantes para as ciências da vida, agregando caracterização de materiais, análise qualitativa e outros estudos pertinentes sobre composição e comportamento de diversas amostras.
Leia também: Conheça a Análise Elementar por Combustão
Enfim, aqui trouxemos um resumo sobre o que é Life Sciences, a relevância deste nicho científico e até mesmo breves exemplos de aplicações e tecnologias utilizadas na área. Aproveite e leia também Como levar tecnologia e inovação para seu laboratório.