FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Detectores de gases: o que são e sua importância

detectores de gases

Uma empresa sempre deve analisar suas particularidades para entender o que deve ser feito a fim de garantir mais segurança para seus funcionários. Isso porque, além de ser uma questão ética, também é legal.

Nesse sentido, para organizações que atuam com gases tóxicos e inflamáveis, uma das ações a serem realizadas deve ser a medição desses gases para garantir que a alta quantidade não seja prejudicial aos funcionários, podendo ser até mesmo fatal.

Ah, e para ajudar nesse aspecto, existe um equipamento específico, que são os detectores de gases. Quer conhecer mais sobre esse aparelho e sua importância? Então, continue com a leitura!

O que são detectores de gases?

Os detectores de gases são aparelhos capazes de identificar vários tipos de gases presentes em um ambiente. Sendo assim, eles são usados para avaliar se um local está apto para receber pessoas e se há muita toxicidade, estando contaminado.

Tenha em mente que alguns gases podem ser extremamente tóxicos e inflamáveis, oferecendo um grande risco se forem expostos aos funcionários. Por esse motivo, é preciso ter cautela e contar com o uso desse equipamento para garantir que seus colaboradores não entrarão em contato com um lugar contaminado.

Normalmente, os detectores de gases são movidos a baterias, podendo ser portáteis ou estacionários. Além disso, para maior precisão, ele é ajustado na altura do peito, que é o local mais próximo das vias respiratórias.

Antigamente, esse aparelho era capaz de detectar apenas um gás por vez. Por esse motivo, uma mesma empresa precisava contar com diversos tipos dessa solução. Porém, agora, com o avanço tecnológico, um mesmo equipamento é capaz de identificar os níveis de diversos gases.

Como funcionam os detectores de gases?

Como você viu ao longo do conteúdo, os detectores de gases são um item indispensável para empresas que atuam com a presença de gases tóxicos. Isso porque, eles agem, como o próprio nome sugere, para detectar e avaliar o potencial de risco que essas substâncias proporcionam.

Para isso, essa solução conta com sensores mega sensíveis e eficientes, que são capazes de medir a atmosfera do local, verificando assim, se ele possui a segurança necessária para a presença dos colaboradores.

Sendo assim, ao identificar que o limite está sendo ultrapassado, esse equipamento emite um som, como um alarme, para que os funcionários entendam que existem perigos relacionados aos gases. Desta forma, é possível impedir o acesso de qualquer pessoa, evitando acidentes de trabalho.

Existem diversos aparelhos diferentes no mercado. Porém, de modo geral, alguns dos fatores que podem ser medidos pelos detectores de gases são:

  • Monóxido de Carbono;
  • Ácido Sulfídrico;
  • Oxigênio (em níveis baixos, ele pode ser sufocante. Além disso, também se torna muito explosivo);
  • Percentual de Explosividade.

Ah, lembrando que esses são apenas alguns dos exemplos, ok? Sendo assim, é necessário que analise a sua empresa, e, além disso, os equipamentos no mercado, identificando a melhor opção para seu negócio!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele seja útil para você. Agora, depois de ver as funcionalidades dos detectores de gases, que tal encomendar um para a sua organização? Ele ajudará a evitar riscos e acidentes. Para isso, basta acessar nosso catálogo de produtos e realizar o pedido!