Determinação de cloro em óleo de palma com o novo analisador elementar EA 5100
Determinação de cloro em óleo de palma com o novo analisador elementar EA 5100
Margarinas, chocolates, detergentes, cosméticos, biocombustíveis e muitos outros produtos utilizam o óleo de palma na sua produção. Nenhum outro produto natural é usado tão amplamente para a produção industrial como este óleo tropical. O óleo de palma – ou gordura de palma, como também é chamado – é relativamente barato de produzir. O rendimento por área é alto em comparação com outros óleo semelhantes. O aspecto mais importante é que o óleo de palma tem muitas propriedades especiais que são benéficas para uma variedade de produtos industriais. Na indústria de alimentos, a sua resistência ao calor é usada para produzir gorduras para assar e fritar, entre outras coisas. Os fabricantes de detergentes usam óleo de palma para produzir surfactantes que atuam como solubilizantes em detergentes. O setor de energia vê o óleo de palma como um produto inicial favorável para biocombustíveis, devido ao bom rendimento e densidade energética do óleo.
Riscos do óleo de palma
Existem dois problemas associados à popularidade do óleo de palma: de um lado, há o desmatamento da floresta tropical e o surgimento de monoculturas para atender à demanda crescente – com todas as consequências ecológicas e socioeconômicas para as regiões afetadas. Em segundo lugar, o óleo de palma deve ser refinado para ser processado. Isso pode resultar em impurezas que prejudicam a qualidade e podem afetar a segurança sanitária dos respectivos produtos finais . Gostaríamos de tratar do segundo ponto com mais detalhes aqui. A rigor, trata-se de uma das impurezas mais comuns no processo de refino: compostos de cloro, como os cloropropanodióis, que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.
Como os cloropropanodióis entram no óleo de palma?
O óleo de palma é refinado para melhorar suas propriedades de sabor e vida útil. No entanto, o óleo de palma tratado desta forma pode representar um risco para a saúde dos consumidores. Vários estudos demonstram a presença de ésteres de ácido graxo 3-monocloropropano-1,2-diol (3-MCPD) em óleo de palma refinado. O 3-MCPD é formado quando gorduras e óleos são expostos a altas temperaturas, na presença de cloro orgânico e inorgânico ligado durante o processo de refino. Estudos em animais demonstraram que a ingestão elevada de 3-MCPD leva a danos renais e hepáticos e tumores benignos. A Organização Mundial da Saúde estabelece um limite para uma ingestão diária aceitável de dois microgramas de 3-MCPD por quilograma de peso corporal.
Como funciona a detecção de cloro e compostos de cloro no óleo de palma?
O óleo de palma é usado como ingrediente alimentar e está sujeito a rígidos controles de qualidade e segurança alimentar. Além da determinação de antioxidantes, teor de água ou oligoelementos (Pb, As, Cd e Hg), a determinação do cloro total desempenha um papel importante. A análise elementar orgânica baseada na combustão oxidativa com detecção micro-coulométrica é ideal para esse propósito. A Analytik Jena persegue consistentemente esta abordagem tecnológica em todos os seus analisadores elementares.
Para demonstrar o método, foram analisadas duas amostras diferentes de óleo de palma: óleo de palma vermelho (óleo viscoso usado como óleo de fritura) e óleo de palma 100% natural. As análises foram feitas pelo analisador elementar EA 5100 da Analytik Jena. O EA 5100 é um analisador elementar que pode detectar não apenas cloro, mas também nitrogênio, carbono e enxofre em uma ampla variedade de amostras sólidas, líquidas ou gasosas.
As amostras de óleo de palma foram analisadas duas vezes – uma vez diretamente no modo sólido e a segunda vez na forma líquida. Para a diluição foi usado o-xileno. Os resultados a viabilidade de determinação de cloro total em óleo de palma utilizando o analisador elementar EA 5100. Além disso, os resultados mostram que as diferentes abordagens para o pré-tratamento da amostra utilizadas forneceram resultados comparáveis , mostrando que ambos os tipos de pré-tratamento são adequados para análise.
Informações detalhadas sobre a detecção de cloro total no óleo de palma com o analisador elementar EA 5100 da Analytik Jena podem ser encontradas em nosso AppNote.
Click aqui e conheça o nosso Analisador elementar de carbono, cloro, enxofre e nitrogênio.