Higiene e segurança do trabalho: normas e procedimentos adequados!
Você sabe do que se trata a higiene e segurança do trabalho? Basicamente, são áreas dentro de uma empresa que visam garantir mais saúde e proteção para os trabalhadores. Nesse sentido, há um conjunto de normas e regras que devem ser seguidas para que esse maior bem-estar seja passado aos profissionais.
Saiba que essas duas áreas devem fazer parte de toda organização. Afinal, preocupar-se com a segurança e proteção dos funcionários é mais do que uma questão ética, tratando-se também de um aspecto legal.
Desta forma, caso queira entender quais normas poderão ser colocadas em prática em seu negócio para garantir a higiene e segurança do trabalho, basta continuar com a leitura, pois selecionamos algumas sugestões!
Diferenças entre higiene e segurança do trabalho
Antes de entender os procedimentos para colocar em prática, é importante que aprenda as diferenças entre as áreas. Portanto, veja abaixo!
- Higiene: essa área está relacionada às condições ambientais e aos agentes físicos, químicos e biológicos que podem acabar afetando a saúde do profissional. Por exemplo, a temperatura do local de trabalho, o som presente no ambiente, etc.
- Segurança do trabalho: já esse aspecto se refere a prevenção de acidentes e lesões que podem acontecer no ambiente de trabalho. Por esse motivo, esse setor atua identificando riscos e apresentando opções para minimizá-los.
Sem dúvidas, as duas áreas são importantíssimas para garantir o maior bem-estar para os seus colaboradores. Portanto, as coloque em prática na sua organização!
Procedimentos de higiene e segurança do trabalho
Depois de entender mais do conceito, que tal ver quais normas podem ser aplicadas para colocar essas áreas em prática na sua empresa? Veja abaixo!
Normas de higiene do trabalho
Confira algumas ações que podem ser aplicadas:
- Uso de EPI’s: tratam-se de equipamentos para proteção individual. Com isso, podem ser usados luvas, óculos de proteção, aparelhos para evitar os ruídos do ambiente de trabalho, etc. Aqui, os equipamentos vão variar de acordo com a área e as condições de trabalho do colaborador;
- Controle de agentes nocivos: faça uma avaliação para identificar e controlar agentes físicos, químicos e biológicos. Pois, eles podem representar riscos à saúde dos trabalhadores;
- Limpeza do ambiente: busque deixar o local de trabalho sempre limpo, evitando o acúmulo de poeira e sujeira, por exemplo.
E aí, já aplica essas dicas? Lembrando que são apenas algumas das inúmeras possibilidades de normas para garantir mais higiene para o seu local de trabalho, promovendo assim, o maior bem-estar dos colaboradores.
Normas de segurança do trabalho
Agora, para garantir a segurança do trabalho, veja algumas normas:
- Análise de riscos: tenha um setor que faça a avaliação dos riscos, identificando potenciais perigos;
- Sinalização: use sinalizações claras e visíveis para informar o seu colaborador sobre áreas de riscos, saídas de emergência, etc;
- Manutenção preventiva: sempre faça manutenções em seus equipamentos de forma preventiva, evitando que eles apresentem problemas que possam comprometer a segurança de seus profissionais.
E aí, já conhecia os procedimentos de higiene e segurança do trabalho? Coloque em prática para garantir mais proteção aos seus profissionais!
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