Medição do índice de fluidez (MFR e MVR)
Determinação do índice de fluidez (MFR e MVR)
A medição do índice de fluidez ou índice de fluxo de fusão é um método de teste padronizado para caracterizar a fluidez de plásticos a uma temperatura definida e força constante com um plastômetro.
Um material termoplástico é derretido em um cilindro de teste aquecido. A aplicação de um peso causa uma pressão constante no polímero fundido. Na extremidade inferior do cilindro de teste está um capilar padronizado através do qual o polímero fundido é extrudido. O teste começa após um tempo de fusão especificado. Durante o teste é medida a quantidade de material pressionado através do capilar por unidade de tempo. A temperatura do teste e a carga do pistão sempre fazem parte do resultado do teste relatado e dependem do material. As condições de teste são normalmente especificadas pelo fabricante do material em um padrão de material.
A determinação do índice de derretimento é frequentemente usada na inspeção de entrada de produtos de processadores de plásticos. O índice de fluidez ou índice de fusão é usado como um critério de qualidade. Mesmo flutuações mínimas na distribuição do peso molecular podem ser identificadas.
O método de teste é padronizado nos padrões de teste comuns ISO 1133 e ASTM D1238. Ambos os padrões descrevem testes basicamente semelhantes. No entanto, alguns detalhes são diferentes. Os dois testes básicos dos dois padrões são descritos a seguir.
Determinação MFR de acordo com ISO 1133 Procedimento A / ASTM D1238 Procedimento A
Ao determinar o índice de fluidez ou taxa de fluxo de fusão (MFR) de acordo com o procedimento A, o fio de material extrudado é cortado em intervalos de tempo constantes. Usando uma balança de laboratório, as seções dos fios são pesadas e a massa resultante por unidade de tempo é dada em g / 10 min. Com este método, o operador deve permanecer com a máquina durante o teste, recolhendo os fios e depois pesando-os.