manutenção
Você sabe o que é a manutenção? Basicamente, trata-se de um conjunto de atividades que tem como objetivo principal manter um equipamento, sistema ou instalação em seu perfeito estado de funcionamento, garantindo sua disponibilidade e segurança.
No geral, existem dois principais tipos de manutenção, sendo a preventiva e a corretiva. Como o próprio nome sugere, a primeira opção é feita antes do equipamento apresentar um problema, evitando assim, que ocorram falhas inesperadas.
Agora, por outro lado, a corretiva é feita quando a ferramenta já apresentou alguma falha. Desta forma, o seu objetivo é restabelecer as suas condições de funcionamento.
E aí, você já sabia sobre esses conceitos? Pois bem, para que aprenda ainda mais sobre esse assunto, selecionamos alguns mitos e verdades que rondam o tema. Para conferir, continue com a leitura do conteúdo!
Quer saber quais são os mitos e verdades que rondam o tema da manutenção de equipamentos? Não perca tempo e veja mais detalhes abaixo!
Muitas empresas acreditam que a manutenção preventiva serve apenas para gerar gastos. Afinal, acham que é melhor realizar algum reparo quando a máquina, de fato, apresentar algum erro.
Porém, saiba que, na verdade, esse tipo de manutenção serve para aumentar a vida útil dos equipamentos. Além disso, também ajuda a reduzir o risco de falhas repentinas, melhorando assim a eficiência operacional.
Por mais que pareça ter um custo maior devido a sua periodicidade, saiba que, geralmente, a manutenção preventiva é mais econômica a longo prazo. Isso porque, essa ação irá evitar falhas e reparos emergenciais que serão mais caros.
Além disso, ele também ajudará a reduzir as chances de parar a sua operação devido a algum problema das máquinas, fazendo com que não perca tempo com a falta de produção.
Está com um equipamento novo e acredita que ele está livre de manutenções pelo menos por um tempo? Saiba que a realidade não é essa!
O ideal é que já comece a realizar a manutenção preventiva, pois essa ação irá ajudar a garantir um desempenho ideal e evitar falhas prematuras.
Muitas empresas começam a adiar o processo de manutenção por não quererem parar a produção. Porém, saiba que é possível fazer essa ação sem que prejudique esse aspecto, ok?
Nesse sentido, se for possível, pode optar por um horário em que as máquinas estarão paradas. Agora, se operarem 24h por dia, escolha um momento em que há uma baixa nas atividades, minimizando os prejuízos da parada.
E aí, você já sabia de todos esses mitos e verdades? Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, não perca tempo e entre em nosso blog de conteúdo. Estamos te aguardando!