FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Nanorobôs: a maior prova de que tamanho não é documento

São considerados nanorobôs as máquinas que medem até um nanômetro, ou seja, 1×10−9 metros.

À medida que as tecnologias avançam, seu porte fica cada vez menor. É só pensar nos celulares: quem há 20 anos, imaginaria que eles ofereceriam todas as funções que oferecem hoje em dimensões tão diminutas?

Apesar deste exemplo, todos os campos da ciência e da tecnologia estão se revolucionando.

Afinal, graças às novas descobertas, cientistas e inventores podem observar os materiais a um nível cada vez mais detalhado e um dos resultados disso são os nanorobôs.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre esta tecnologia e como ela pode impactar o nosso futuro.

 

 O que são nanorobôs?

Como mencionamos no início, são considerados nanorobôs as máquinas que medem até um nanômetro, ou seja, 1×10−9 metros.

Que fique bem claro: tamanho não é documento! Mesmo diminutos podem fazer muitas coisas graças aos recentes avanços da nanotecnologia.

Como veremos a seguir, estas máquinas – que nem sequer podem ser vistas a olho nu – têm tudo para revolucionar o nosso universo.

 

Como os nanorobôs podem influenciar nosso futuro?

Apesar de serem usados majoritariamente em pesquisas de medicina e ciências da vida em geral, os nanorobôs podem ser úteis para vários segmentos de mercado. Confira:

 

Nanomedicina

Nanorobôs tratando câncer, fazendo biópsias, recolhendo dados em tempo real de dentro do nosso corpo para ajudar os médicos a fazer diagnósticos mais acertados…

Com a tecnologia, tudo isto está mais perto da realidade do que da imaginação. Em um futuro muito próximo, pode ser que exames e procedimentos que hoje são invasivos, se tornem muito mais simples e menos dolorosos.

 

Descontaminação de ambientes

No campo da ciência, da medicina e da culinária, a preocupação com a limpeza é grande. Moléculas invisíveis a olho nu podem arruinar experimentos. Vírus e bactérias podem contaminar alimentos e causar doenças potencialmente fatais e assim por diante.

Por mais que para nós estes sejam inimigos invisíveis, os nanorobôs podem combatê-los de igual para igual. Deste modo, eles podem conduzir higienizações e descontaminações muito mais eficazes do que as realizadas por humanos.

 

Criação de materiais mais versáteis

Já pensou em roupas que crescem junto com crianças? Ou, então, que não mancham ou rasgam quando elas brincam?

Com os nanorobôs isso pode ser possível. Estas máquinas microscópicas podem agir em tempo real em diversos materiais, cuidando de sua restauração e renovação, tornando-os muito mais duradouros.

 

Criação de máquinas mais sofisticadas

Imagine se todos os materiais usados para fabricar os mais diversos equipamentos fossem projetados a nível nano. Seria possível manipulá-los a um nível muito mais detalhado: interação com outros materiais, dilatação, ponto crítico, etc.

O resultado? Equipamentos industriais, de saúde e até mesmo domésticos serão muito mais eficazes.

Nanorobôs avançados podem facilmente trabalhar nisso: cientistas podem programá-los para ajudar na criação de máquinas e equipamentos, aumentando extraordinariamente a sua eficácia.

Os nanorobôs ainda não dominaram o mundo. Mas, isso não significa que não haja outras tecnologias extraordinárias para tornar seu negócio ainda mais eficaz!

 

Aqui na dpUNION contamos com um time de especialistas pronto para te ajudar com isso.

 

Fale com a gente e saiba mais!

(11) 5079 8411

info@dpunion.com.br