FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

O que são semicondutores?

semicondutores

É inegável como a tecnologia avançou em muitas áreas do conhecimento e assim também impactou diversos aspectos das atividades humanas. Dentro da indústria, os avanços tecnológicos em muitos dos produtos que temos em nosso dia a dia são possíveis apenas graças aos semicondutores. De fato, estes materiais aparecem constantemente em noticiários.

Você sabe o que são os semicondutores? Podemos dizer que, mesmo sem conhecê-los, eles marcam presença em nosso dia a dia e em pequenos detalhes. Essa é uma das matérias-primas mais buscadas atualmente.

Acompanhe os próximos tópicos para entender o que é um semicondutor, os principais elementos utilizados para produzir os semicondutores e também as aplicações mais eficientes.

O que são semicondutores?

Semicondutores são elementos sólidos, geralmente cristalinos, que possuem condutividade elétrica moderada. Ou seja, um material intermediário entre os condutores e os isolantes. Essa condutividade dos semicondutores é sensível a condições específicas de temperatura e de estado elétrico. Essa característica é o que destaca a utilização dos semicondutores em materiais e componentes especializados.

Os elementos semicondutores são essenciais na indústria eletrônica e na confecção de seus componentes, conforme descreveremos mais à frente.

Tipos de semicondutores

De fato, acompanhando muitas décadas de estudo, foram identificados diferentes tipos de materiais semicondutores. O silício (Si) e o germânio (Ge) são os mais comuns, com destaque também a efetividade desejada dentro das diversas aplicações dos semicondutores.

Outros elementos, como o arseneto de gálio e o grafeno (forma cristalina do carbono), também possuem capacidade semicondutora, mas ainda estão sendo estudados e aprimorados para aplicações mais seguras e eficientes. Algumas combinações de elementos também são testadas, gerando os semicondutores compostos.

Leia também:

Aplicações

Os semicondutores são utilizados na fabricação de diversos componentes eletrônicos, como diosos e transistores, e marcam presença também em microprocessadores, chips e os nanocircuitos necessários para a nanotecnologia.

Todo tipo de aparelho eletrônico que temos hoje em dia, como celulares e computadores, e até mesmo sistemas eletrônicos de carros e automações residenciais, contam com semicondutores em sua composição. Pelas características mais seguras de condutividade, os semicondutores são muito utilizados na fabricação de baterias portáteis e recarregáveis, que inclusive estão cada vez mais eficientes e com vida útil mais longa.

É através dessa relação entre semicondutores e componentes eletrônicos que o chamado Vale do Silício é tão famoso por suas empresas de tecnologia, visto que a exploração desse material na região viabiliza todo tipo de experimento, aprimoramento e uso deste material semicondutor.

Para entender mais a fundo essas aplicações dos semicondutores em chips e outros componentes eletrônicos, leia o nosso artigo ‘Baterias do futuro e novas tecnologias’.

Enfim, como você já deve imaginar, tudo o que sabemos e aplicamos dos semicondutores atualmente é resultado de anos de pesquisa. Muitas análises em laboratórios são aplicadas para pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade tratando dos semicondutores.

Continue se aprofundando e confira também como levar tecnologia e inovação para seu laboratório.