FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Saiba mais sobre as manutenções corretivas e preventivas!

manutenções

Você já ouviu falar sobre as manutenções corretivas e preventivas? Por mais que tenham suas diferenças, saiba que ambas são muito importantes para garantir o bom funcionamento de seus equipamentos. Porém, a diferença é que cada uma se mostra mais importante em uma etapa da vida útil da ferramenta.

Ah, e, claro, é importante saber o conceito das duas manutenções para que saiba como definir uma estratégia adequada, atendendo assim, às necessidades do seu negócio.

Sendo assim, para que entenda mais sobre os conceitos e as principais diferenças, continue com a leitura deste conteúdo, pois te explicaremos mais detalhes!

O que são as manutenções corretivas e preventivas?

Como citamos, existem as manutenções preventivas e corretivas. Sendo assim, quer aprender mais sobre o conceito de ambas? Veja abaixo!

Manutenção preventiva 

Como o próprio nome sugere, essa manutenção é realizada previamente, ou seja, antes do problema, de fato, acontecer. Nesse sentido, o seu objetivo é evitar o aparecimento de falhas que podem levar o equipamento a parar.

O ideal é que esse tipo de manutenção seja aplicada em todos os equipamentos de forma periódica. Desta forma, basta avaliar os aparelhos para entender de quanto em quanto tempo será feita a análise de cada um deles.

Ao aplicar essa manutenção, a sua empresa poderá identificar possíveis pontos de atenção, fazendo com que eles sejam resolvidos antes de que se tornem grandes problemas.

Como resultado dessa ação, você terá acesso a inúmeras vantagens, como redução de custos com situações mais complexas e, além disso, ainda irá evitar a paralisação da sua empresa devido a algum problema nas máquinas.

Manutenção corretiva

Diferente da mencionada anteriormente, trata-se de uma manutenção não planejada. Com isso, normalmente, ela ocorre de forma emergencial devido a algum problema que não foi previsto. Ela deve ser aplicada quando o equipamento apresenta uma falha que precisa ser corrigida.

Caso faça a manutenção preventiva, como foi citado anteriormente, saiba que as ocorrências da corretiva serão bem menores, já que irá agir com antecedência para que não ocorra problemas de funcionamento dos equipamentos.

Saiba que esse tipo de manutenção, a corretiva, deve ser realizada com total agilidade, pois a parada de uma máquina acaba impactando na demanda de toda a organização. Desta forma, tenha uma equipe pronta para te ajudar sempre que necessário.

Diferenças entre as manutenções corretivas e preventivas 

Depois de conhecer mais sobre o conceito de cada tipo de manutenção, veja abaixo dois dos principais pontos de divergência:

  • Previsibilidade: enquanto a preventiva é totalmente programada, a corretiva ocorre em situações de emergência;
  • Impacto: na preventiva, normalmente, não há impactos na produção, já que tudo pode correr normalmente, diferença da segunda, que, geralmente, paralisa a organização.

E aí, já sabia de todas essas diferenças? Sem dúvidas, os dois tipos de manutenções são muito importantes para o bom funcionamento da sua empresa. Por isso, esteja sempre pronto para atuar em ambas as situações!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!