FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Biotecnologia: conceito e principais tipos

Biotecnologia: conceito e principais tipos

Conhece a Biotecnologia? Trata-se de uma área capaz de promover inúmeras transformações em indústrias, como a farmacêutica e a alimentícia. Isso porque, por meio do manuseio de organismos vivos, é possível desenvolver e aprimorar vários produtos que contribuem para a melhora de vida.

Você já sabe o significado desse termo e quais são suas principais áreas de atuação? Não se preocupe, pois ao longo do conteúdo te explicaremos mais sobre seu conceito, principais tipos, etc. Continue com a leitura e confira!

Afinal, o que é biotecnologia?

Como o próprio nome sugere, a biotecnologia é a ciência que busca desenvolver, a partir de organismos vivos, novos produtos para melhorar a nossa qualidade de vida.

Para que tenha noção da amplitude e importância dessa área, ela atua desde o setor alimentício, com a produção de vinhos e pães, até a área da saúde, em que há o desenvolvimento de medicamentos, vacinas, etc.

Biotecnologia e os seus principais tipos

Sabia que existe uma classificação para a biotecnologia? Basicamente, são divididas em cores e cada uma representa uma área de aplicação. Sendo assim, para conferir, veja a seguir!

  • Biotecnologia vermelha: esse tipo está ligado à medicina, tanto humana quanto animal. Tendo uma cor que remete ao sangue, ela age para melhorar tudo que envolve a saúde de indivíduos e animais, como desenvolvimento de vacinas, métodos de diagnóstico, etc;
  • Biotecnologia verde: responsável pela agricultura, esse tipo busca melhorar todo o processo de plantação, desde a nutrição das plantas até o combate às pragas;
  • Biotecnologia cinza: relacionada às áreas ambientais, esse tipo de biotecnologia tem o objetivo de desenvolver melhorias no solo, na água e na flora;
  • Biotecnologia amarela: esse tipo está diretamente ligado à nutrição e alimentação. Com isso, são desenvolvidas pesquisas para promover alimentos que sejam melhores para a saúde, reduzindo as chances de alergias e intolerâncias, por exemplo.

E aí, você já conhecia alguma dessas áreas ou possui contato direto com elas? Independentemente do seu tipo, a biotecnologia, sem dúvidas, age diretamente em nossas vidas, facilitando e contribuindo para o nosso bem-estar!

3 exemplos

Para que consiga entender como essa ciência atua na prática, selecionamos três produtos que foram desenvolvidos com o auxílio dessa área de conhecimento. Confira abaixo!

  • Cerveja e vinho: o álcool presente nas duas bebidas vem do processo de fermentação alcoólica. Para isso, são usados fungos em seu composto.
  • Etanol: assim como no exemplo citado acima, também é necessário o processo de fermentação.
  • Produção de anticorpos: por meio de organismos vivos são desenvolvidos anticorpos para pessoas que possuem falhas no sistema imunitário.

Algum dos exemplos citados faz parte do seu dia a dia? Ah, e lembre-se que essas são apenas algumas das inúmeras aplicações possíveis da biotecnologia.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Agora, para que consiga aprender ainda mais sobre esse e outros temas importantes, acesse o nosso blog agora mesmo!