Segurança veicular e Latin NCAP
Ao andarmos em um veículo, sabemos das possibilidades de perigo. Porém, por mais que não sejam 100% seguros, existem algumas ferramentas que permitem com que a proteção fique cada vez maior.
Nesse sentido, criou-se a segurança veicular. Basicamente, é um conjunto de técnicas, que envolvem tecnologia, ferramentas e medidas — tudo isso para gerar mais segurança para os motoristas e os passageiros.
Portanto, para que consiga entender mais sobre o assunto, abordaremos os tipos de segurança veicular e a Latin NCAP, empresa que realiza testes para avaliar o nível de proteção dos veículos. Para saber mais, continue a leitura!
Segurança veicular: ativa e passiva
A segurança veicular pode ser dividida em tipos. Veja a seguir!
1. Segurança ativa
A segurança ativa conta com itens com o objetivo principal de evitar que acidentes aconteçam, ou seja, são ferramentas que existem para reduzir as chances de alguma eventualidade.
Entre os equipamentos que exercem essa função estão:
- ABS: quando há alguma frenagem inesperada, esse elemento atua para impedir que o carro derrape.
- Distribuição eletrônica de freios: funciona para equilibrar a força entre as rodas quando há uma freada.
2. Segurança passiva
Já a segurança passiva funciona para proteger os passageiros e o motorista quando um acidente acontece.
Entre as ferramentas que exercem essa função, estão:
- Cintos de segurança: servem para evitar que o corpo se choque com o volante ou que seja projetado para fora do veículo, por exemplo.
- Airbags: esse dispositivo protege em caso de colisões, evitando ferimentos mais graves.
Proteção e Latin NCAP
O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) utiliza métodos para classificar os veículos entre 0 e 5 estrelas. Tudo isso para verificar o nível de proteção fornecido para crianças e adultos.
Oferecendo total transparência e sendo imparcial, a NCAP estimula os fabricantes a melhorarem o desempenho cada vez mais. Afinal, os passageiros e motoristas buscam por transportes que ofereçam total segurança a eles.
Para realizar a classificação dos carros, a NCAP faz testes de batidas a 64 km/h em batida frontal e 50 km/h em batida lateral. Sendo assim, os veículos que recebem 0 estrelas são aqueles em que as pessoas presentes correm o risco de sofrerem lesões fatais. Já, em contrapartida, os ocupantes presentes nos veículos 5 estrelas têm alta probabilidade de não sofrer com lesões graves ou permanentes.
Portanto, o fabricante deve trabalhar em seus automóveis para conseguir alcançar a nota máxima. Afinal, garantir segurança para as pessoas presentes no veículo deve ser um fator primordial.
Sendo assim, para auxiliar nesse aspecto, é preciso contar com uma empresa que garanta equipamentos com total segurança para os veículos.
Nesse sentido, a Altran é a parceira ideal, pois já realizou vários projetos de segurança passiva para diversos fabricantes, a fim de garantir mais proteção para os automóveis. Além disso, a empresa atende todos os requisitos NCAP.
Caso queira entender mais sobre a Altran, confira o nosso site agora mesmo!