FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Análise de gordura total no chocolate usando MQC+

Analisar a gordura total no chocolate é extremamente importante na indústria do chocolate, um importante segmento da indústria de alimentos. A parte essencial do apelo do consumidor de chocolate é sua qualidade e consistência. O principal ingrediente do chocolate é o cacau, um produto natural que varia de acordo com o ambiente de cultivo, armazenamento e processamento.

Os grãos de cacau são processados ​​para extrair licor de cacau e cacau manteiga, ambos os principais ingredientes do chocolate preto e do chocolate ao leite. Os grãos de cacau são torrados e separados de sua casca. Nib é então moído para produzir licor de cacau ou manteiga de cacau mais cacau em pó. Como a qualidade dos grãos podem variar dependendo das condições ambientais e a região onde foram cultivadas, é essencial quantificar o teor de gordura das matérias-primas e materiais intermediários para garantir a consistência do produto final.

Vantagens do NMR de bancada, MQC+

Os métodos [(IOCCC) 14-1972 e AOAC 963.15] envolvem digestão ácida para liberar os lipídios, seguido de extração com éter de petróleo. Este método além de consumir bastante tempo, requerem operadores qualificados e o uso de solventes perigosos. O MQC+ fornece um método alternativo à química úmida; isto é, rápido e fácil de analisar, simples de calibrar e requer preparação mínima da amostra. É ideal para operação de rotina sem qualquer exigência de produtos químicos perigosos ou treinamento de operador especializado.

O MQC +, RMN de bancada, oferece um método rápido, simples e preciso de medir a gordura total no chocolate.

Fonte: Oxford Instruments Magnetic Ressonance

Clique aqui para acessar ao artigo original na íntegra.

Quer conhecer o nosso MQC+, clique aqui.