ANÁLISE DE REVESTIMENTOS LÍQUIDOS, INCLUINDO ACABAMENTO GIRATÓRIO, EM FIBRAS E TECIDOS ARTIFICIAIS POR RMN DE BANCADA.
O processamento eficiente de fibras artificiais, que são posteriormente processadas em fios e, por sua vez, tecidas ou tricotadas para produzir têxteis, depende de uma série de propriedades, incluindo o coeficiente de atrito superficial e carga eletrostática. O controle dessas propriedades é obtido pela aplicação de uma quantidade cuidadosamente controlada de um revestimento à base de óleo em fibras sintéticas, incluindo fibra acrílica, fibra poliéster, fibra de polipropileno, fibra de poliamida, entre outras.
Esses revestimentos líquidos são aplicados em vários estágios do processo de fabricação às vezes logo na extrusão da fibra na fabricação de fibras sintéticas, mas às vezes tão tarde quanto na aplicação em tecidos ou não tecidos.
Os revestimentos líquidos são conhecidos por uma variedade de nomes, tais como: Spin Finish (SF), Finish on Fiber (FoF), Oil Pickup (OPU), Carding Lubricant, Cardin Oil, Staple Fiber Finish (SFF), Texturising Oil, Coning Oil, Acabamento no fio (FoY), Lubrificante na linha (LoT), Lubrificante no fio (LY).
A aplicação da quantidade correta de revestimento líquido para acabamento têxtil é crítica por razões de desempenho e econômicas. Demasiado revestimento pode levar a coesão interfibras insuficiente, acúmulo em máquinas a jusante, comportamento descontrolado de fibra, problemas com processos a jusante, como tingimento e, claro, muito revestimento é um aumento desnecessário no custo em uma indústria muito sensível ao custo. Por outro lado, muito pouco revestimento leva a problemas de fricção excessiva, provavelmente causando quebra do fio, acúmulo excessivo de carga estática, causando comportamento errático da fibra e desempenho descontrolado em processos posteriores.
Nosso Analisador de RMN de bancada, MQC +, tem inúmeras vantagens sobre a extração de solvente tradicional e outros instrumentos no mercado para a medicação de revestimentos à base de óleo, incluindo:
. Método simples e intuitivo, adequado para pessoal não qualificado;
. Sem solventes ou outros meios de comunicação necessários;
. Sem preparação de amostra, medir diretamente na fibra;
. Boa repetibilidade permite medições precisas em baixas concentrações;
. Tubos de grande volume líderes da indústria, para fácil preparação de amostras e melhor amostragem;
. Resultados em segundos.
Além disso, o MQC + também pode ser usado para medir: revestimentos fluorados, revestimentos elastoméricos, como borracha, cristalinidade da fibra e remoção de acabamento, essenciais para certas aplicações ou antes de tratamentos posteriores.
Fonte: Oxford Instruments Magnetic Ressonance
Clique aqui para acessar ao artigo original na íntegra.
Gostou desse artigo? Clique aqui e descubra mais sobre o espectrômetro de ressonância magnética de bancada MQC+.
Conheça outras aplicações do RMN de bancada MQC+ clicando aqui.