FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Aplicação do viscosímetro na Indústria Petroquímica

A Indústria Petroquímica compreende todas as etapas de exploração, desenvolvimento, produção, refino, transporte e distribuição para o mercado dos derivados de suas duas matérias-primas: o petróleo e o gás natural. 

Empresas e profissionais atuantes nesta área contam com métodos e ferramentas avançadas em tecnologias para o beneficiamento em subprodutos e análises laboratoriais. Tratando-se de um fluido, as características como a viscosidade, a densidade e a pressão de saturação fazem parte dessas análises.

Conheça, a seguir, o que é e quais são as aplicações do viscosímetro na Indústria Petroquímica.

O que é o viscosímetro

O viscosímetro é um equipamento utilizado para medição da propriedade de fluxo de um fluido, ou seja, sua viscosidade. Sua aplicação tem como principal objetivo avaliar o comportamento de fluidos para entender como realizar o armazenamento e manuseio mais adequado a cada caso.

Isso significa que a testagem sobre a viscosidade, que pode variar em diferentes condições de temperatura e pressão, ajuda a projetar equipamentos e processos necessários em cada etapa, da extração ao transporte, feitas pela indústria petroquímica.

Ainda sobre a análise, é importante considerar a precisão em viscosímetros, que traduz a capacidade desses equipamentos em mensurar a viscosidade em diferentes condições, sendo a viscosidade cinemática um dos principais parâmetros identificados nestes testes. Vale a pena ressaltar aqui a importância da manutenção e calibração de viscosímetros para garantir o funcionamento adequado ao longo do tempo.

Viscosímetro para análise de petróleo

A indústria petroquímica, portanto, é uma das principais utilizadoras do viscosímetro em seus processos. Este equipamento permite analisar o comportamento de fluidos (óleo) para que seja possível, por exemplo, entender as possíveis alterações na exploração de reservas de petróleo bruto.

No estudo de hidrocarbonetos, este equipamento se mostra um importante suporte instrumental aos profissionais em laboratórios e centros de pesquisa voltados para melhorias de processos para o refinamento, condições de armazenamento e transporte de fluidos.

A escolha do equipamento ideal para cada situação irá depender dos tipos de amostras para análise, e também das funções de cada modelo de viscosímetro presente no mercado. Vale ressaltar que a indústria petrolífera dispõe de ferramentas avançadas em termos de tecnologia que permitem cumprir todos os padrões nacionais e internacionais para garantia da eficiência nos processos em laboratórios e ambientes de produção da indústria petroquímica.

Modelos de viscosímetro

Em acordo às funcionalidades de cada equipamento, é importante considerar que o mercado disponibiliza modelos de viscosímetro especiais para suprir as demandas da indústria petroquímica, mas que também podem ser utilizados por outros setores.

Este é o caso dos Reômetros da fabricante Brookfield, Viscosímetros da Pro Rheo e do Viscosímetro Automático da Rheotek,  equipamentos que oferecem análise da viscosidade e fazem parte do catálogo de produtos representados pela dpUNION. Somos especialistas em Instrumentação Analítica e Científica, com mais de 30 anos de atuação no mercado brasileiro, oferecendo as melhores soluções e ajudando na implementação de equipamentos em empresas e laboratórios de todo o país.

Buscando o viscosímetro ideal para sua empresa? Fale com um de nossos consultores para receber especificações técnicas e outras informações sobre nossos produtos. Solicite aqui o contato.