FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Aplicações do dosímetro de ruído

Em perícias trabalhistas, na operação das indústrias e em muitas outras necessidades, o dosímetro de ruído é o aparelho utilizado para garantir a saúde e segurança do trabalho. Isso porque a exposição contínua a níveis altos, tanto em volume como em pressão sonora, podem levar ao dano auditivo, e assim também é necessário oferecer os equipamentos de proteção individuais (EPIs) adequados.

O dosímetro de ruído geralmente é confundido com o decibelímetro ou medidor de nível sonoro, também relacionado com a medição do ruído em um ambiente ou de alguma situação específica. Neste artigo, vamos esclarecer quais são as diferenças entre os dois produtos e também as aplicações do dosímetro.

Continue lendo para conferir!

Dosímetro vs. Decibelímetro ou Medidor de Nível Sonoro

Como foi citado acima, um dosímetro de ruído é um aparelho que funciona como medidor do nível de pressão sonora por um determinado tempo. Ou seja, ele é utilizado por um período já definido, tirando uma média da exposição ao ruído experimentada por cada pessoa. Por essa característica, essa aferição é feita para cumprir com normas regulamentadoras e outras necessidades focadas na saúde e segurança do trabalho.

Já o decibelímetro, que geralmente é mais conhecido e também apresentado pela mídia, é o instrumento que, pontualmente, faz a medição da pressão sonora e intensidade do som em determinado ambiente, apresentando a informação com um valor em decibéis (dB). Ao contrário do dosímetro, que é utilizado por um período inteiro, o decibelímetro mede a pressão sonora em um ambiente e momento específico. Sua aplicação é industrial e também com outras finalidades.

Veremos agora por que o dosímetro é utilizado e quais são os objetivos esperados deste instrumento.

Principais aplicações do dosímetro de ruído

A medição do ruído em determinados ambientes de trabalho é uma questão de atendimento às normas regulamentadoras e técnicas, previstas nas NRs normas regulamentadoras. O dosímetro é um aparelho portátil que é colocado junto ao corpo do colaborador para mensurar todos ruídos a que ele está exposto durante a jornada de trabalho. Por essa necessidade, os dosímetros atuais são compactos e não atrapalham em nada durante sua utilização.

Os dosímetros que estão no mercado atualmente são mais seguros e assertivos. São utilizados nos objetivos de conformidade com as regulamentações trabalhistas, e outras mais, prevenção de problemas auditivos e de estresse, reduzir a perturbação na região e vizinhanças, entre outros relacionados às necessidades de controle de ruído. Além das indústrias, pode ser necessário utilizar o dosímetro de ruídos também nas áreas de construção civil e em ambientes que reproduzem espetáculos e eventos.

Para avaliar a medição do ruído, são considerados: fontes do ruído e horários (equipamentos em uso), o padrão do ruído no tempo, entre contínuo e variável, localização das pessoas que estão expostas no ambiente e participando do teste, além do plano de ação ou investigação utilizado, se existir.

Agora que você conheceu o aparelho e suas aplicações no controle de ruídos e na qualidade de vida do trabalhador, saiba como escolher e utilizar o dosímetro de ruído corretamente.