FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Aplicações e mais detalhes da Fluorescência de Raio X (XRF)

Fluorescência de Raio X (XRF)

As demandas de pesquisa, tanto em universidades como nas indústrias, são variadas e passam por diversas necessidades: maior agilidade, mais segurança, preservação da amostra, melhor custo-benefício, etc. Tratando da técnica analítica de espectrometria (ou espectroscopia), a variedade de tecnologias e fabricantes é ampla o suficiente para cobrir todo tipo de demanda, mas também para gerar muitas dúvidas.

Uma técnica amplamente estudada e utilizada para demandas analíticas é a Fluorescência de Raios X, ou simplesmente XRF (X-ray fluorescence). Também referida como ‘fluorescência de Raio X por energia dispersiva’, essa tecnologia em espectrômetros se destaca por ser não-destrutiva, sendo atrativa para diversas aplicações e tipos de amostras.

Preparamos este artigo para apresentar mais detalhes e também as principais aplicações da fluorescência de Raios X. Acompanhe nos próximos tópicos.

O que é a fluorescência de Raios X (XRF)?

De forma resumida, por ser uma aplicação de emissão atômica, esta técnica utiliza uma faixa específica de raios X para interagir com os átomos da amostra. As reações observadas são consideradas para caracterizar cada amostra. Por isso, também, a fluorescência de Raios X é um tipo de análise multielementar.

Temos um ponto para observar. Enquanto o espectrômetro XRF convencional utiliza apenas a fluorescência de Raios X, o tipo EDXRF leva também um sistema de energia dispersiva. Sua aplicação é voltada para análises bioquímicas e de outras amostras orgânicas, com destaque por ser um equipamento mais preciso, e ainda compacto e adequado a diferentes portes de laboratórios.

De qualquer forma, a fluorescência de Raio X é mais uma forma de realizar análise elementar, com o benefício de ser não-destrutiva e cobrir diversos tipos de amostras.

Análise Elementar

A análise elementar, por vezes também referida como caracterização de materiais, é um tipo de análise química com características quantitativas e qualitativas. Como o próprio nome indica, esta é uma análise que “encontra” os elementos de uma amostra e também os quantifica.

Por essas características, a análise elementar marca presença em muitos estudos e em diversas linhas industriais, tanto na pesquisa e desenvolvimento de materiais e produtos como para o controle de qualidade.

Principais aplicações do espectrômetro XRF

Cobrindo tanto amostras orgânicas e inorgânicas, nos estados sólido ou líquido, a Fluorescência de Raio X é aplicada para:

  • Indústria de alimentos;
  • Agricultura;
  • Mineração;
  • Ligas metálicas;
  • Construção;
  • Petroquímica;
  • Análises ambientais;
  • Arqueologia;
  • Farmacêutica.

Ou seja, uma ampla gama de demandas que cobre a identificação e análise de metais, a caracterização de elementos tóxicos, a preparação de produtos diversos e assim em diante.

Equipamentos fluorescência de Raio X

Para finalizar este artigo, trouxemos aqui algumas referências de equipamentos para aplicar esta técnica de forma segura e com o melhor custo-benefício.

O EDXRF NEX CG da Rigaku é um dos grandes destaques no catálogo da dpUNION. Compacto, econômico, eficiente e com ótimas aplicações para diferentes tipos de amostras, sólidas ou líquidas, este é um ótimo equipamento para aplicar XRF. Outra opção de espectrômetro XRF é da fabricante Hitachi High-Tech.

Aproveite para conferir também o Catálogo de Produtos dpUNION e encontrar as melhores soluções em instrumentação analítica!