FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Conheça os diferentes tipos de espectrômetros

tipos de espectrômetros

O espectrômetro é um instrumento de análise e aplicação laboratorial utilizado para diversas finalidades. A espectrometria em si é uma técnica utilizada para encontrar e mensurar os diversos elementos e materiais que compõem algum produto ou outra amostra qualquer. Para se adaptar às mais diversas demandas do mercado, foram elaborados diferentes modelos e tipos de espectrômetros.

Diferenciados por tamanho, tecnologia utilizada, precisão, fabricante e finalidade ou aplicação mais adequada, os espectrômetros trazem diversos diferenciais que podem se adequar melhor à sua empresa ou laboratório.

Listamos a seguir os tipos de espectrômetros e suas principais características. Confira!

Espectrômetro de Massa

Este é o modelo mais básico de espectrômetro. A maioria dos fabricantes oferece uma versão deste equipamento, mas você pode entender, a seguir, que a precisão de outras tecnologias e até mesmo o porte do espectrômetro leva alguns fornecedores a priorizarem outros tipos do mesmo instrumento.

Sua técnica de mensuração e análise é através da ionização, com aplicação possível para os fins mais diversos para determinação de elementos e compostos químicos: análise de alimentos, solos, drogas e amostras petroquímicas.

Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)

Já o tipo que utiliza Ressonância Magnética se diferencia por ser o único que emite um campo magnético para encontrar e mensurar somente elementos orgânicos. Esta é a tecnologia mais avançada para isso, fornecendo dados estruturais e também informações sobre as reações orgânicas específicas da amostra. Tem múltiplas aplicações mas se destaca nas finalidades médicas, dando apoio aos diagnósticos de exames de tecidos diversos.

Espectrômetro FTIR

Ou simplesmente Espectrômetro Infravermelho, considera a absorção dos raios para análise quantitativa e qualitativa de elementos em uma amostra. Não tem limitações quanto ao tipo de material, mas é mais útil para micro amostras.

Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS)

Já este tipo de de aparelho também se baseia na absorção de radiação para mensurar e avaliar os elementos presentes, com destaque aos metais e minerais. Um espectrômetro de Absorção Atômica tem aplicações nas indústrias petroquímicas, de alimentos, farmacêutica, em construção e afins.

Espectrômetro ICP-OES

Para a espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES), a análise também se utiliza da radiação eletromagnética para identificar e mensurar os diferentes elementos químicos e orgânicos em uma amostra, também com ampla aceitação em diferentes indústrias. Existem modelos de ICP-OES apropriados para bancadas, mais compactos do que outras versões do mesmo equipamento.

Espectrômetro Raman

Já os espectrômetros Raman utilizam a difusão de luz para chegar aos resultados desejados, revelando a composição molecular em estudo pelo chamado espalhamento Raman ou efeito Raman. Tem múltiplas aplicações, inclusive na arqueologia e na identificação de substâncias ilícitas ou perigosas, e se destaca pelas versões de equipamentos portáteis com as mesmas funcionalidades.

UV-Vis

Na espectroscopia no ultravioleta visível (UV/VIS) o método utilizado também é de absorção da luz. Existem espectrômetros UV-Vis com um feixe simples, único, ou com feixe duplo. Essa interação não implica em grandes diferenças no produto final.

Espectrômetro de Fluorescência de Raios X (XRF e EDXRF)

O espectrômetro XRF utiliza a fluorescência de Raios X, enquanto o tipo EDXRF o soma a um sistema de energia dispersiva. Sua aplicação é voltada para análises bioquímicas e de outras amostras orgânicas, com destaque por ser um equipamento compacto.

Por fim, além de conhecer os tipos de espectrômetros, sempre é interessante que você consulte especialistas e fornecedores oficiais para conhecer mais detalhes dos equipamentos. A dpUNION é especialista em Instrumentação Analítica e Científica, somando mais de 30 anos nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Controle de Qualidade, Nanotecnologia, Biotecnologia, Farmacêutica, Química, Física, Óleo e Gás, Segurança do Trabalho, entre outras.

Precisando de mais informações ou algum equipamento específico? Entre em contato com o time dpUNION!