Calibração de equipamentos: confira as principais técnicas!
Toda empresa se preocupa com a qualidade dos seus processos, não é mesmo? Afinal, esse fator impacta diretamente no resultado final dos produtos, afetando a forma com que ele chega até o consumidor final.
Sendo assim, para garantir que tudo seja feito em perfeito estado, é essencial que se preocupe com o bom funcionamento das suas máquinas. Nesse sentido, para equipamentos de medição, a calibração poderá auxiliar.
Você sabe do que se trata essa técnica? Continue com a leitura do conteúdo e confira mais detalhes do conceito e, além disso, as formas que ela pode ser aplicada!
O que é a calibração de equipamentos?
Basicamente, esse processo deve ser feito em equipamentos de medição. Isso porque, ele irá fazer a verificação e os ajustes necessários para que a máquina realize sua função com total precisão e eficiência.
Sendo assim, para realizar esse ajuste, são usados padrões de referências. Com isso, caso os valores sejam iguais, o aparelho está em seu pleno funcionamento. Caso contrário, precisará de ajustes.
São diversos os segmentos que fazem o uso da calibração para otimizar os seus processos, como indústrias, laboratórios, áreas de pesquisas, etc.
6 técnicas de calibração de equipamentos
Sabia que é possível aplicar diferentes técnicas de calibração? Para verificar as principais possibilidades, veja abaixo!
- Calibração por comparação: como o próprio nome sugere, nesse processo o aparelho da sua empresa será comparado com uma referência de alta precisão. Com isso, a diferença entre os dois equipamentos será usada para realizar os ajustes adequados. Essa é uma das principais técnicas usadas;
- Calibração por substituição: aqui, o aparelho que precisa ser ajustado será trocado por outro com um alto padrão de referência. Essa possibilidade é usada quando um equipamento não pode ser ajustado de forma direta;
- Calibração por saturação: sabia que existem alguns casos em que os equipamentos têm limites de operação? Nesse aspecto, a calibração é feita ajustando os valores nos pontos de saturação, em que já estão no limite;
- Calibração por ajuste: em alguns equipamentos existem ajustes internos que podem ser utilizados para corrigir as medições. Nesse sentido, esse tipo de solução pode ser ajustada com base nesses parâmetros internos;
- Calibração por método de simulação: essa técnica irá realizar a simulação de condições específicas de operação para calibrar o equipamento. Ela é muito útil quando a calibração direta não é possível;
- Método de auto-calibração: existem equipamentos que possuem a capacidade de se auto-calibrar usando referências internas, você sabia? Com isso, ele é útil para manter a precisão ao longo do tempo.
E aí, você já sabia que existiam todas essas técnicas? Lembrando que esses são apenas exemplos das possibilidades mais comuns. Porém, ainda há outras alternativas.
Nesse sentido, basta avaliar a que fará mais sentido para os seus equipamentos, fazendo com que mantenha a calibração sempre em dia. Afinal, essa técnica traz inúmeros benefícios, como maior precisão, conformidade com as normas, redução de erros e aumento da segurança.
E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Saiba que aqui, na dpUNION, contamos com o serviço de calibração. Portanto, caso queira saber mais, clique aqui!