Ciência de Materiais: entenda o que é e como usar no dia a dia
Você pode nunca ter ouvido falar em Ciência de Materiais, porém não pode negar a presença massiva dos diferentes compostos que nos cercam, afinal, tudo o que utilizamos, os instrumentos que facilitam nosso dia a dia e tudo o que é fabricado é feito a partir deles.
Assim, os materiais podem ser descritos como tudo aquilo que possui massa e ocupa espaço, além disso, é comum que eles sejam compostos de partículas e átomos e sejam a substância que dá corpo a diferentes tipos de objetos.
A Ciência de Materiais, portanto, é um campo científico que estuda as propriedades dos materiais e seus possíveis estados. Já para facilitar sua compreensão e aplicação, ela os classifica em grupos que tornam seu manejo mais objetivo, previsível e simples.
A Ciência de Materiais no dia a dia
Para compreender como os conhecimentos relacionados à Ciência de Materiais estão presentes no cotidiano das pessoas podemos citar dois exemplos.
O primeiro é a transformação da água em gelo quando colocada a temperaturas igual ou abaixo de 0, que nada mais é do que uma de suas propriedades (a mudança de estado e o ponto de congelamento) e dois de seus possíveis estados (líquido > sólido).
O segundo é a utilização de sapatos de borracha, como chinelos ou galochas, em ambientes nos quais podem ocorrer descargas elétricas, pois essa é uma das propriedades desse material, a não condução de eletricidade.
Estes são apenas exemplos simples de como lidamos com diferentes tipos de materiais e manejamos suas propriedades para ter mais conforto.
Além disso, esse campo científico é responsável por trazer mais progresso à humanidade, pois:
- Por meio dos conhecimentos relacionados à ciência que estuda os materiais é possível desenvolver novos compostos, como metais mais resistentes, com maior poder de condução de eletricidade e plásticos que suportam altas temperaturas, por exemplo;
- O estudo dos materiais permite que seu manejo seja feito com segurança, por isso que componentes altamente perigosos, como ácidos, materiais inflamáveis e explosivos, são usados diariamente na indústria sem colocar em risco a vida das pessoas;
- A limitação de determinados materiais é um desafio para os profissionais que atuam nessa área, afinal, caso um componente não esteja mais disponível, como um combustível, é preciso desenvolver um novo que o substitua;
- A obtenção de matérias-primas, sua transformação pela indústria, a análise dos produtos que resultam dessas transformações e sua aplicação segura só são possíveis graças aos estudos e aos profissionais que atuam nessa área.
Progresso contínuo
Para atender as demandas da sociedade, tanto as atuais quanto as que ainda estão por vir, o trabalho dos profissionais e das empresas especialistas em Ciência de Materiais não pode parar.
Por isso, nós da dpUNION compreendemos a importância de executarmos nossos serviços com qualidade e eficiência, como também, disponibilizar produtos de acordo com altos padrões de qualidade. Temos a infraestrutura necessária para prestar serviços de manutenção de equipamentos e calibração de acordo com as normas técnicas nacionais e internacionais.