FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Como fazer o controle da contaminação de alimentos na indústria

controle da contaminação de alimentos na indústria

Bactérias, fungos e outros microrganismos patogênicos, além de substâncias químicas tóxicas estão entre os principais agentes causadores da contaminação de alimentos na indústria. Considerando a importância do controle de qualidade nos processos produtivos, na indústria alimentícia este passa a ser um mecanismo essencial para garantir a segurança para a saúde do consumidor final.

Desde a seleção de matérias-primas, passando pela manipulação de produtos até a logística de entrega ao ponto de venda, é essencial seguir todas as normas, leis e boas práticas recomendadas para evitar a contaminação por agentes físicos, químicos e biológicos.

Entenda a seguir a importância de processos estruturados e como os equipamentos para análise contribuem com controle da contaminação durante a fabricação de alimentos pela indústria.

Como os alimentos são contaminados

Tratando-se de bens consumíveis e que podem afetar diretamente a saúde da população, desde que não sigam os padrões recomendados para higiene e segurança, os alimentos merecem atenção redobrada em todas as etapas, desde a extração e produção da matéria prima até a fabricação, o transporte e o armazenamento adequado de produtos.

Contudo, podem ocorrer contaminações por microrganismos biológicos, como fungos, bactérias, protozoários e vírus, seja através do contato direto direto no processamento ou por condições inadequadas de equipamentos e embalagens.

Importância do controle de qualidade de alimentos

No Brasil, existem diversos órgãos responsáveis pela regulamentação dos processos de fabricação e fiscalização de matérias-primas e alimentos processados. Nessa lista, estão inclusos, a nível federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esta última responsável também pelo controle sanitário em outras indústrias, como a de medicamentos e cosméticos. A nível estadual e municipal, conta-se ainda com as Vigilâncias Sanitárias, responsáveis pela aplicação dos códigos sanitários e demais obrigações legais por parte das empresas.

Essas instituições, somadas a normas e certificações internacionais como a ISO 22000, visam estabelecer processos que permitam garantir o padrão de qualidade através da adequação de todas as etapas produtivas da indústria alimentícia, da “colheita à mesa” (ou farm to fork). A partir das Boas Práticas de Fabricação (BFF), conjunto de medidas para segurança na produção de alimentos, são construídos e implementados processos que visam orientar procedimentos e fiscalizar internamente o cumprimento em todas as etapas de fabricação.

Somado a isso, os equipamentos para análise elementar, verificação de temperatura, umidade e outros instrumentos ajudam a manter esses padrões de qualidade, desde a matéria prima ao produto final oferecido ao consumidor.

Como prevenir a contaminação de alimentos

Sendo assim, é fundamental que a indústria esteja preparada para garantir a qualidade de produtos alimentícios. Para isso, além da aplicação de todos os procedimentos, é necessário investir em inovação dos processos, considerando métodos de análise e também instrumentos analíticos para verificar a presença de contaminantes e desvios dos padrões de qualidade.

Neste ponto, dada a relevância dos agentes biológicos no controle da contaminação de alimentos, é fundamental que todas as investigações sejam feitas corretamente. Aproveite para conhecer os equipamentos para laboratório para microbiologia de alimentos e a utilidade para indústria e laboratórios.