FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Conheça as aplicações da microtomografia (Micro-CT)

aplicações da microtomografia

Já é amplamente conhecido que a técnica de raios X não se limita às demandas de saúde. A própria tomografia, um exame de diagnóstico por imagem, é um dos meios que utiliza tal tecnologia, e pelo próprio nome já podemos começar a entender o que é a microtomografia.

Mais conhecida por Micro-CT ou microscopia de raios X, a microtomografia de alta resolução é uma técnica de análise laboratorial aplicada na indústria e em diversas áreas de estudo. Neste artigo, detalharemos justamente quais são as aplicações do Micro-CT após apresentar essa técnica e seus diferenciais.

Confira tudo nos próximos tópicos.

O que é Micro-CT?

Como já citamos a pouco, Micro-CT é a microtomografia de raios X, ou seja, uma técnica de microscopia de raios X com visualização 3D (tridimensional). Para esta análise, são usados scanners específicos e aparelhos conhecidos por microtomógrafo

Um grande benefício deste ensaio é a alta resolução na visualização a partir de uma análise não destrutiva das amostras. O Micro-CT permite o estudo detalhado de textura, porosidade, composição de amostras diversas e até mesmo seu interior, desde materiais orgânicos até rochas, objetos e pequenos equipamentos eletrônicos. Destaca-se também a fácil preparação da amostra para as análises de microtomografia de raios X, porém cada equipamento pode exigir alguma configuração ou tratamento específico para obter os resultados esperados.

Como funciona:

Um feixe cônico de raios-X passa pela amostra até um detector. Uma fatia de imagem 2D é feita girando a amostra (ou o feixe e o detector) de 180 a 360º para fazer uma série (sequência) de imagens de projeção. Estas são combinadas em uma imagem transversal por meio de um processo automatizado e computadorizado. As fatias obtidas são então processadas em um modelo 3D, a imagem final pronta para análise. Este processo é mais conhecido por tomografia computacional, e as lentes do microtomógrafo garantem a resolução e alto contraste esperados para a avaliação.

Por sua qualidade de visualizar amostras sem prejudicar suas estruturas e composição, o instrumento da microtomografia pode ser utilizado para captar imagens durante um período determinado de tempo, possibilitando ainda análises de deterioração. 

Existem diferentes instrumentos para o mesmo fim, distribuídos também entre diversos fabricantes. No Micro-CT de alta resolução NEOSCAN N80, por exemplo, já é oferecido um software integrado para controle da análise e processamentos dos dados. Este scanner comporta amostras com até 200mm de comprimento, um tamanho médio e razoável para as demandas de indústrias e estudos acadêmicos.

Aplicações da microtomografia

Por ser uma análise simples e com resultados de fácil interpretação, a microtomografia de raios X é utilizada para muitos fins, por exemplo:

  • Estudo e avaliação de textura, superfície e porosidade de ossos e dentes;
  • Controle de qualidade nas indústrias agrícola, farmacêutica e na construção civil;
  • Estudo de objetos, rochas e outros materiais com visualização de trincas e fissuras;
  • Investigação de equipamentos e dispositivos eletrônicos, com visualização de seu interior;
  • Quantificação de volumes em amostras sólidas.

Entre outras possibilidades variáveis conforme as necessidades dos laboratórios e também os diversos objetivos do estudo. Não deixe de conferir exemplos destas aplicações, inclusive com imagens demonstrativas, em nossa página sobre o Micro-CT de alta resolução NEOSCAN N80.