FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Inteligência artificial: importância e curiosidades!

Foto de Inteligência artificial: importância e curiosidades!

Você já parou para pensar nos impactos ocasionados pela inteligência artificial no campo da tecnologia? Sabemos que esse segmento apresentou – ao longo da última década – inúmeros avanços, provando que máquinas podem, em diversas situações, desenvolver atividades tipicamente humanas.

Por isso, separamos algumas curiosidades interessantes sobre inteligência artificial para que você entenda de forma mais completa do que trata o conceito e a influência desse ramo no dia a dia de pessoas comuns (possivelmente como você e eu).

A inteligência artificial já está entre nós

Quando pensamos nas tarefas executadas durante a rotina da maioria das pessoas, não é difícil encontrar exemplos sobre as formas através das quais a inteligência artificial se manifesta. Assistentes virtuais como o Google Assistant e o Siri, representam inteligências que estão em contato direto com usuários.

Além disso, ferramentas utilizadas por gigantes como o Youtube, o Google Tradutor, a Netflix e o Spotify, por exemplo, contam com a inteligência artificial em suas operações com o objetivo de torná-las mais eficientes.

O risco da substituição é real

A preocupação sobre a substituição de funcionários humanos por inteligências artificiais é uma constante quando tratamos desse assunto. Neste sentido, devemos considerar a possibilidade como real. Um levantamento realizado pela PricewaterhouseCoopers revelou que até 2030, robôs substituirão 38% dos trabalhadores em vagas disponíveis nos Estados Unidos, 30% no Reino Unido e 21% no Japão.

Podemos ser superados

Embora não possamos estabelecer um prazo para que essa inteligência se desenvolva ao ponto de alcançar um nível humano de desempenho, é viável considerarmos que ela já é capaz de nos superar no desenvolvimento de algumas tarefas.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Deep Mind, da Inglaterra, apontou que a inteligência artificial já possui habilidades superiores às do cérebro humano quando o desafio é traçar percursos e criar atalhos para chegar até um determinado destino.

Grandes empresas em defesa da IA

Corporações como Microsoft, Google, IBM, Facebook e Amazon, uniram-se em um grupo que defende a atuação da inteligência artificial. O objetivo seria gerar benefícios para a sociedade a partir das habilidades que essa tecnologia possui, assim, pretendendo fomentar o potencial de pesquisas voltadas para a área, para promover implantações viáveis e éticas.

O que ainda está por vir

Os limites da inteligência artificial não podem ser completamente previstos. Especialmente quando observamos os rápidos avanços, é quase impossível imaginar um ponto final para o desenvolvimento dessa tecnologia.

Mesmo as opiniões de experts da área ainda são pouco sólidas – e muito controversas. Há quem imagine que em menos de 25 anos, por exemplo, seremos superados por completo, outros, entendem que essa é uma constatação sem fundamentos.

Para nós – apaixonados por soluções inteligentes – o que resta é continuar acompanhando as notícias acerca do tema e analisando os resultados fascinantes alcançados por este ramo. E é claro, levando até você os produtos de mais alta tecnologia.