FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Entenda a importância da análise de solos e fertilizantes para a agricultura

análise de solos e fertilizantes

Sabemos bem que a agropecuária corresponde a uma grande fatia da economia brasileira, abastecendo não só o nosso país como também atendendo ao mercado estrangeiro. Até a comida chegar no mercado e no prato dos consumidores, toda uma cadeia produtiva é envolvida e compartilha de objetivos comuns, com destaque à qualidade de seus produtos e a segurança alimentar.

Tudo começa ainda nas primeiras etapas, com um bom controle e análises sobre o solo e fertilizantes utilizados na agricultura. Considerando a necessidade de atingir padrões de qualidade e saúde alinhados em diversos países, o tratamento correto ainda destes primeiros elementos, que podem parecer insignificantes para o objetivo, são realmente importantes para manter a qualidade de ponta a ponta.

Nos próximos tópicos, entenda melhor a relação e importância da análise de solos e fertilizantes na agricultura, além de conhecer as principais técnicas utilizadas para tal fim. Confira!

Qualidade de Solos e Fertilizantes

Mais do que nunca, a agricultura tem instrumentos e técnicas que viabilizam uma melhor preparação do solo e também a colheita de produtos com mais qualidade a partir da utilização dos fertilizantes corretos. E é claro que existe também uma quantidade enorme de insumos tanto para preparação e equilíbrio como para fertilização das safras. Como saber quais destes serão eficazes e seguros? Com a análise correta para essa finalidade.

Aliás, não podemos limitar este controle apenas dentro da agricultura. Tais análises garantem a qualidade para o consumo humano e também para o consumo animal, através de rações e outros meios de alimentação. Toda a agropecuária é impactada pelo mesmo material base.

A demanda da indústria é alta, tanto em tempo como em qualidade, e os produtores precisam de análises rápidas e confiáveis da composição química de solos e fertilizantes utilizados. Estes testes buscam detectar e mensurar compostos orgânicos presentes em cada amostra, tanto para compreender a composição e possíveis reações entre solo e fertilizantes como para excluir metais tóxicos como mercúrio, arsênio, chumbo e outros riscos que podem chegar ao consumidor.

Para fazer estes ensaios e analisar efetivamente a composição de solo e fertilizantes utilizados na agricultura, entra em cena a análise elementar – ou microanálise (CHNS-O).

Análise Elementar

Como o próprio nome indica, trata-se de testes laboratoriais que analisam e mensuram os diferentes elementos presentes em uma amostra. O chamado analisador elementar, na verdade, são os espectrômetros, conhecidos também por ICP-OES e ICP-MS.

Estes são equipamentos que visualizam e mensuram quantidade e porcentagem de cada composto em uma amostra, seja ela líquida ou sólida. Dependendo de fabricantes e modelos do analisador, são aplicadas tecnologias diferentes, o que pode resultar em mais ou menos precisão, agilidade, funcionalidades, etc.

Os espectrômetros são utilizados também para análise e definição dos valores nutricionais, incluindo os minerais cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, fósforo e afins – novamente um ponto que cumpre com as exigências de qualidade e segurança.

A análise elementar é extremamente importante para atestar a qualidade do solo e de produtos aplicados aos processos da agropecuária. Se deseja conhecer um bom espectrômetro, considere o ICP-OES PlasmaQuant 9100 da Analytik Jena, referência em instrumentação científica.