FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Entenda a importância dos equipamentos de proteção individual (EPI)!

equipamentos de proteção individual

Manter o ambiente de trabalho seguro para os funcionários é um dever de empresas de todo porte e segmento. Afinal, os colaboradores precisam estar protegidos para que consigam desempenhar suas funções de forma adequada.

Nesse sentido, para proporcionar essa segurança, o uso de equipamentos de proteção individual é essencial. Isso porque, tratam-se de itens cruciais para a redução de riscos, como acidentes.

Pensando nisso, para que entenda ainda mais sobre esse tema, preparamos este conteúdo. Para conferir, continue com a leitura!

O que é EPI?

Trata-se da sigla para equipamento de proteção individual e, como o próprio nome sugere, são ferramentas usadas individualmente com o objetivo de proporcionar mais segurança aos colaboradores.

Protegendo o funcionário de qualquer risco à saúde, esses equipamentos são indispensáveis para o dia a dia do profissional, pois são capazes de eliminar riscos, evitando acidentes no trabalho.

Importância dos equipamentos de proteção individual

Esses aparelhos servem para neutralizar a ação do agente agressor contra o profissional. Dois exemplos comuns são: botas para evitar que algum objeto atinja diretamente o pé do funcionário e abafadores para que os ruídos das máquinas não acabem impactando na audição do colaborador.

Porém, saiba que além de pensar na integridade física, também existem equipamentos que agem para a proteção do organismo, atuando contra substâncias com elementos alérgicos, tóxicos e agressivos.

Pensando nisso, é muito importante que avalie a sua empresa para entender quais são as soluções necessárias para que consiga garantir a segurança dos seus profissionais. Ah, e lembre-se que além de ser uma questão ética, também trata-se de uma questão legal, uma vez que é um dever da empresa seguir essas normas de proteção.

Quais são os principais EPI’s?

Primeiramente, saiba que não existe uma divisão quanto aos EPI’s. Sendo assim, normalmente, eles são identificados pela parte do corpo em que oferecem a proteção, por exemplo:

  • Cabeça;
  • Tronco;
  • Vias respiratórias;
  • Membros superiores e inferiores.

Entre os equipamentos mais comuns estão: capacetes, protetores faciais e oculares, como máscaras, viseiras e óculos e protetores auriculares, como os auditivos, abafadores e tampões.

Como deve ter percebido, mencionamos acima os que protegem mais a região parte da cabeça. Porém, além desses, existem outros que protegem as demais partes do corpo, como são os casos dos aventais, das luvas e dos sapatos protetores.

Sendo assim, para escolher a melhor opção para o seu negócio, é preciso fazer uma análise, identificando os possíveis riscos.

Conclusão

Todo empreendedor deve pensar em formas para manter a proteção de seus colaboradores, pois além de ser uma questão ética, também é algo imposto pela Lei.

Sendo assim, uma das ações obrigatórias é o uso de equipamentos de proteção individual. Alguns exemplos de itens a serem usados são: capacetes, botas e abafadores.

Caso ainda não conte com esses produtos em seu negócio, mude imediatamente para garantir mais segurança aos seus profissionais!

Gostou do conteúdo? Para ter acesso a EPI’s de qualidade para a sua empresa, entre em nosso catálogo de produtos!