FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Entenda a técnica de espectroscopia de absorção atômica (AAS)

técnica de espectroscopia de absorção atômica

Existem muitas demandas, em laboratórios acadêmicos e nas mais diversas indústrias, para aplicação da espectroscopia ou espectrometria. Aqui mesmo em nosso blog já descrevemos uma ampla série de investigações e aplicações possíveis utilizando os chamados espectrômetros.

De fato, temos nestes equipamentos muita segurança e assertividade para os fins da química analítica, incluindo as análises elementares quantitativas e qualitativas para diversos tipos de amostras. Provavelmente você também já sabe que existem diversas tecnologias desenvolvidas e aplicadas nos espectrômetros, disponíveis atualmente por fabricantes especializadas em instrumentação analítica.

Preparamos este artigo para abordar especificamente a espectroscopia de absorção atômica ou simplesmente AAS. Vamos começar com uma breve apresentação destes equipamentos e então detalhar como essa técnica surgiu e funciona. Acompanhe!

Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS)

Este tipo de de aparelho se baseia na absorção de radiação para mensurar e avaliar os elementos presentes, com destaque aos metais e minerais. Um espectrômetro de Absorção Atômica tem aplicações nas indústrias petroquímicas, de alimentos, farmacêutica, em construção e afins.

Para exemplificar, recomendamos que você conheça:

contrAA 800 – um AAS, da fabricante Analytik Jena, de alta resolução com fonte contínua para Análise Multielementar com alta eficiência e sensibilidade. Se destaca por combinar custo-benefício e robustez da espectrometria de absorção atômica clássica com a flexibilidade e rendimento de amostra das técnicas de ICP-OES (outro tipo de espectroscopia).
novAA 800 – também da Analytik Jena, este AAS leva alto desempenho para laboratórios com necessidade de análises rotineiras. É compacto e muito prático, diferenciado por contar com chama, forno de grafite e geração de hidretos em uma única ferramenta.

Quais elementos podem ser analisados por meio da espectroscopia de absorção atômica?

Você sabia que há uma ampla diversidade de elementos químicos que podem ser analisados por meio da espectroscopia de absorção atômica? É isso mesmo! Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais elementos. Confira abaixo!

  • Alumínio (Al);
  • Bário (Ba);
  • Boro (B);
  • Cálcio (Ca);
  • Chumbo (Pb);
  • Cromo (Cr);
  • Ferro (Fe);
  • Mercúrio (Hg);
  • Níquel (Ni);
  • Potássio (K);
  • Prata (Ag);
  • Sódio (Na);
  • Urânio (U);
  • Zinco (Zn).

Já sabia que essa técnica era capaz de analisar todos esses elementos? Sem dúvidas, trata-se de uma ampla variedade. Com isso, a espectroscopia de absorção atômica é uma ferramenta valiosa para várias aplicações analíticas.

Como funciona a espectroscopia de absorção atômica?

Nesta técnica, como o nome indica, temos espectrometria a partir da utilização da absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons na amostra, seja ela sólida, líquida ou mesmo gasosa. Encontramos também a espectrometria de absorção atômica de chama (FAAS) ou a de forno de grafite (GFAAS).

Para conhecimento, a espectrometria é um método analítico baseado nas propriedades dos átomos e moléculas de uma amostra em absorver ou emitir energia eletromagnética. A sigla AAS vem do nome em inglês Atomic Absorption Spectrometry.

Enquanto os primeiros estudos sobre absorção da luz em diferentes matérias datam do início do século 19, a tecnologia e os conhecimentos sobre radiação, até mesmo melhorando as questões de segurança e controle das fontes, viabilizaram as pesquisas para que o físico Alan Walsh elaborasse, em 1955, o que temos até hoje como o método de espectrometria de absorção atômica, inclusive prototipando o primeiro espectrômetro do tipo. Os avanços seguem até hoje, tornando a técnica mais efetiva, segura e econômica.

Aprofunde-se no tema com o estudo ‘Espectrometria de absorção atômica: o caminho para determinações multi-elementares’.

Aplicações da espectroscopia de absorção atômica 

Você sabia que a espectroscopia de absorção atômica possui diversas formas de aplicações, desempenhando um papel importante e versátil em diversas áreas? Desta forma, para saber mais sobre o assunto, confira abaixo seus principais impactos!

  • Análise de metais em água potável: uma das funções da espectroscopia de absorção atômica é detectar e quantificar o nível de metais pesados, como chumbo e mercúrio, na água. Essa função é realizada para garantir a segurança adequada para o uso do líquido;
  • Indústria farmacêutica: nessa área, a técnica é utilizada com o objetivo de garantir o controle de qualidade em medicamentos. Isso porque, ele verifica a concentração de elementos chaves em medicamentos e produtos farmacêuticos;
  • Pesquisa científica: a espectroscopia de absorção atômica também tem um papel importante no desenvolvimento de pesquisas, ajudando na investigação de diversas áreas, como química, física e biológica;
  • Área agrícola: capaz de realizar a análise de nutrientes em solo agrícola, como manganês, ferro e zinco;
  • Controle de qualidade em alimentos: para garantir mais segurança e conformidade com as regulamentações, há a verificação da presença de metais em alimentos;
  • Avaliação de materiais de construção: análise de materiais de construção, como tijolos e concreto. Essa ação é realizada para detectar elementos que, de alguma forma, podem acertar na durabilidade desses itens;
  • Análise clínica: essa técnica também é muito utilizada na área da saúde. Isso porque, ela permite identificar a presença de elementos em amostras biológicas, como no sangue ou na urina;
  • Monitoramento de gases poluentes: há a detecção de elementos em gases de escape de indústrias e veículos. Essa ação ocorre para que sejam cumpridas as regulamentações ambientais.

Você já sabia que a espectroscopia de absorção atômica tinha atuação em todos esses departamentos? Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos. Por isso, não deixe de colocar essa técnica em prática!

Quais são os benefícios da espectroscopia de absorção atômica?

Depois de entender mais sobre o conceito e as suas funcionalidades, chegou o momento de aprender sobre quais são os principais benefícios da espectroscopia de absorção atômica. Deseja conferir? Veja abaixo!

Sensibilidade elevada 

Mesmo se um elemento estiver em baixa quantidade em uma amostra, é possível identificar por meio da espectroscopia de absorção atômica. Isso porque, essa técnica possui um alto nível de sensibilidade.

Seletividade específica 

Deseja localizar apenas um elemento específico? Com essa técnica é possível fazer essa seletividade, fazendo com que encontre somente os elementos desejados.

Sem dúvidas, essa ação fará com que tenha análises muito mais precisas, ajudando em setores como de química analítica e controle de qualidade.

Variedade ampla de elementos analisáveis 

Como você viu anteriormente durante o texto, a espectroscopia de absorção atômica possui diversas funcionalidades. Nesse mesmo sentido, a técnica pode ser aplicada em diferentes análises de metais como chumbo e mercúrio.

Aplicação ampla

O uso da técnica é vasto, podendo atender negócios de diferentes segmentos, como indústria ambiental, farmacêutica e de alimentos.

Maior precisão 

Outro grande benefício da espectroscopia de absorção atômica (ASS) é que ela proporciona resultados extremamente precisos, permitindo uma qualidade total dos dados obtidos em experimentos e análises laboratoriais por meio dessa técnica.

Monitoramento ambiental 

Identificar a presença de elementos tóxicos em locais, como a água e o solo, é essencial para garantir mais segurança e preservação da natureza.

Nesse sentido, a espectroscopia de absorção atômica permite o monitoramento da presença de substâncias indesejadas nos ambientes mencionados, permitindo criar uma estratégia para resolver a situação.

Controle de Processos Industriais

Outro ponto importante é que a espectroscopia de absorção atômica (ASS) contribui para o controle de qualidade em processos industriais. Isso porque, a técnica é capaz de auxiliar na detecção de impurezas, assegurando a conformidade com os padrões regulatórios.

Baixo Custo Operacional:

Em relação a outras técnicas mais avançadas, a espectroscopia de absorção atômica é uma opção mais acessível em termos de custo operacional. Sendo assim, você terá acesso a um resultado de excelência, porém com um valor de investimento menor.

E aí, você já conhecia todos os benefícios proporcionados pela espectroscopia de absorção atômica? Lembrando que esses pontos positivos são apenas alguns dos inúmeros proporcionados por essa técnica.

Desta forma, após ver todas essas vantagens, deseja garantir cada uma delas? Então, não perca tempo e coloque a técnica de espectroscopia de absorção atômica em prática!

Esperamos que este artigo tenha trazido informações relevantes e práticas para entender o que é e como funciona a técnica de espectroscopia de absorção atômica. Para seguir pesquisando sobre o tema, aproveite e conheça os diferentes tipos de espectrômetros.