FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Entenda o que é a Análise Mineralógica

Análise Mineralógica

Diversas áreas de estudo compartilham da necessidade de conduzir análises mineralógicas. Para além de aplicações investigativas dentro do contexto da academia, tais testes são empregados também em setores de mercado que vão desde a própria mineração até a agricultura, indústrias e a construção. Mas, afinal, o que é uma análise mineralógica?

Como o próprio nome reflete, estes são testes diversos destinados para caracterização de minerais e para sua identificação em amostras de solos e afins. Os chamados ensaios mineralógicos são conduzidos por profissionais especializados em laboratórios de Mineralogia.

A seguir, entenda melhor o que é Análise Mineralógica e como a técnica é aplicada.

Por que Caracterização Mineralógica?

O beneficiamento dos mais diversos minerais se faz necessário já com a extração dos minérios. O estudo chamado de caracterização mineralógica, justamente, é o responsável por identificar as principais características de minerais contidos em amostras, sejam fragmentos de rochas ou grânulos representativos.

As informações obtidas são úteis para o beneficiamento de minérios, mas também para a análise e separação dos minerais para as mais diversas aplicações. Identificar os elementos constituintes de uma amostra é um dos objetivos na análise mineralógica, que também deve acompanhar avaliações qualitativas e quantitativas. Aqui, antes de entrar em mais detalhes sobre essas variáveis e os principais equipamentos e análises conduzidos, vale ressaltar que as mesmas amostras de uma análise mineralógica também passam por análises químicas e físicas, voltadas para o entendimento de outras características em um produto.

Qualitativa vs. Quantitativa

Resumidamente, a chamada análise mineralógica qualitativa identifica todos os minerais presentes na amostra em questão, enquanto uma análise mineralógica quantitativa (ou semiquantitativa) é realizada através de cálculos das proporções em percentual de todos os minerais em um minério.

Na qualitativa, com o objetivo de identificar o que constitui o minério, destacam-se os ensaios utilizando a microscopia. Existem diversas qualidades e propriedades esperadas de minerais transparentes, e mais outras tantas específicas aos minerais opacos.

Já para chegar a uma quantificação dos minerais, a observação com microscópio óptico e lupa binocular também são viáveis, seguindo instruções diferenciadas na manipulação e preparação das amostras. Um dos métodos mais utilizados, em ambos os casos, é a análise de difração de raios X. No próximo tópico, listamos os principais métodos e instrumentos aplicados para análise mineralógica.

Principais instrumentos utilizados

Na identificação e caracterização mineral, prezando pela confiabilidade e também na agilidade dos processos e seus resultados, são aplicados diferentes métodos e, consequentemente, equipamentos e instrumentos para entregar as análises necessárias.

São exemplos de instrumentos para a análise mineralógica:

E ainda outros equipamentos e estudos como no caso dos diversos tipos de espectrômetros utilizados para análise química elementar, com destaque ao ICP-OES (espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado).

Enfim, para não estender este artigo, esperamos que o conceito e a utilidade da análise mineralógica estejam claros para você. Se o seu laboratório precisa de equipamentos próprios para conduzir estes experimentos, fale com um dos nossos consultores e encontre opções com os melhores fabricantes.