FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Ferramentas e processos para o controle de qualidade de alimentos

controle de qualidade de alimentos

A maioria das indústrias já são familiarizadas com uma série de procedimentos específicos relacionados ao controle de qualidade e ao sistema que mantém todas estas atividades, demandas e necessidades sempre em conformidade. A indústria de alimentos é uma das que mais exigem atenção no controle de qualidade em seus produtos, objeto importante para segurança na logística, venda e, principalmente, no consumo.

O controle de qualidade de alimentos, atendendo também ao conceito de segurança alimentar, conta com ferramentas e equipamentos próprios para análises e ajustes necessários, além de utilizar procedimentos que dão apoio na padronização dos produtos. Tudo isto também é objeto de atenção na gestão de risco nos negócios.

A seguir, listamos alguns dos principais processos e ferramentas utilizados no controle de qualidade de alimentos. Confira!

Pontos Críticos de Controle (PCC)

A definição e o monitoramento dos Pontos Críticos de Controle (PCCs) é uma obrigatoriedade no controle de qualidade de alimentos. Como o próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento define, estes são “qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto, onde se aplicam medidas preventivas de controle sobre um ou mais fatores, com o objetivo de prevenir, reduzir a limites aceitáveis ou eliminar os riscos à saúde do consumidor, a perda da qualidade e a fraude econômica”.

Também é referido como Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Dentro desta necessidade, existe uma série de processos, atividades e responsabilidades para cada empresa. Neste ponto, consulte engenheiros e outros profissionais especializados no Sistema de Gestão de Qualidade específico à alimentação.

Safe Quality Food (SQF)

Esta é uma norma internacional e um sistema de certificação possível a todas empresas do ramo alimentício. Enquanto o certificado SQF 1000 cobre a produção primária, como a agricultura e pecuária, a SQF 2000 é direcionada para a indústria, com a fabricação de alimentos. Uma empresa é certificada quando cobre princípios básicos de segurança alimentar e apresenta um programa de implementação e manutenção de processos e atividades relacionados.

ICP-OES e ICP-MS

São técnicas analíticas  que permitem a análise de amostras de diversas origens em busca de metais, semimetais e outros elementos potencialmente tóxicos, além de quantificá-los. Na indústria de alimentos, tem aplicação desde a análise do solo e de fertilizantes até a avaliação e processamento do leite animal, entre outras atividades. Esses instrumentos, quantificam também os macro e micronutrientes, como magnésio, zinco, potássio, cálcio e afins. Ter certeza sobre a composição das amostras é o que dá apoio no controle de qualidade.

Existem muitos outros processos que podem ser adotados, e os próprios também são variáveis entre cada mercado e produto oferecido. Além dos alimentos em si, o controle de qualidade pode cobrir questões relacionadas à embalagem, ao armazenamento e outros pontos que complementam a segurança do produto. O ICP-OES e ICP-MS estão entre os instrumentos mais completos e versáteis para atingir os mais variados objetivos da análise elementar para o controle de qualidade e processos no setor de alimentos

Para encontrar ICP-OESICP-MS e outros analisadores, conte com a dpUNION! Oferecemos não só os equipamentos dos melhores fabricantes, mas também consultoria para encontrar as soluções mais adequadas e serviços de manutenção e calibração dos mesmos. Entre em contato com a gente!