Mitos e verdades sobre o processo de calibração!
Você sabe o que é a calibração? Basicamente, trata-se do processo de ajuste ou verificação que ocorre em um instrumento de medição. Tudo isso para garantir que ele esteja fornecendo resultados precisos e confiáveis dentro de padrões aceitáveis.
Para isso, há uma comparação entre o equipamento a ser calibrado e outro que é usado como referência. Com isso, caso estejam apresentando a mesma leitura, o instrumento que está sendo testado está em um ótimo estado, caso contrário, precisará realizar a manutenção.
Sem dúvidas, esse serviço de calibração é muito importante para que mantenha a qualidade nos processos da sua empresa. Portanto, se ainda não o coloca em prática, chegou a hora de mudar essa realidade!
Agora, para que aprenda ainda mais sobre esse assunto, selecionamos alguns mitos e verdades que rondam o tema. Para conferir, continue com a leitura!
Calibração: mitos e verdades
Quando se fala em calibração, você sabe quais são os mitos e as verdades sobre o tema? Selecionamos alguns dos principais. Veja abaixo!
Mito: a calibração é um processo único e definitivo
Pois bem, se você acha que fará a calibração apenas uma vez e pronto, saiba que não é bem assim, ok? Na verdade, o processo deve ser feito de forma contínua para que garanta a precisão adequada em suas medições.
Desta forma, o ideal é que determine um prazo para que sempre realize a calibração na data adequada, evitando possíveis erros.
Verdade: equipamentos novos precisam ser calibrados
Muitas empresas acreditam que os novos instrumentos não precisam ser calibrados. Afinal, por terem pouco tempo de uso, a maioria acredita que o aparelho não pode oferecer problemas.
Porém, a realidade não é essa, ok? Mesmo que tenha acabado de adquirir o equipamento, ainda sim é importante fazer o processo de calibração para garantir que ele esteja funcionando corretamente e dentro das especificações.
Mito: a calibração corrige problemas de medição
Quando se fala em calibração, não ache que o processo se refere a correção dos problemas dos seus equipamentos de medição, ok? Na verdade, a sua função é verificar se o aparelho está medindo de acordo com as especificações, mas não corrigir o problema.
Desta forma, após você detectar o erro, terá que colocar em prática a manutenção, garantindo que o aparelho seja ajustado da forma correta.
Verdade: a calibração deve ser feita em todos os instrumentos de medição
Existem pessoas que acreditam que a calibração só deve ser feita em instrumentos de alta precisão. Porém, não é bem assim, ok?
Pelo contrário, todos os equipamentos de medição, independentemente da precisão, podem se beneficiar da calibração para garantir resultados ainda mais precisos e confiáveis.
E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele tenha sido útil para que aprenda mais sobre a calibração de equipamentos. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, não perca tempo e entre em nosso blog. Estamos te aguardando!