FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

O que é e como funciona a agricultura de precisão?

Você já ouviu falar no termo agricultura de precisão? Basicamente, trata-se de uma tecnologia que vem sendo usada cada vez mais, com o objetivo de fortalecer o sistema agrícola.

Isso ocorre, pois essa solução é capaz de proporcionar inúmeros benefícios, como aumentar a produção, trazendo mais assertividade e sustentabilidade para os processos.

Quer entender melhor o conceito desse termo, como ele funciona e, além disso, as vantagens que ele pode proporcionar? Então, continue com a leitura do conteúdo!

Agricultura de precisão: conceito e funcionamento

Pois bem, trata-se de um conjunto de técnicas, que usam ferramentas e tecnologias, com o objetivo de auxiliar o produtor rural, a fim de que ele conheça mais sobre sua área de cultivo. Tornando a forma de monitoramento mais detalhada e precisa.

Para o seu funcionamento, os dados das áreas são coletados, fazendo com que se torne possível encontrar as melhores alternativas para que o produtor tenha um bom retorno e, ainda, torne as suas ações mais sustentáveis.

Entre todas as possibilidades, as ferramentas usadas permitem fazer uma avaliação do solo, identificar a presença de plantas daninhas e muito mais.

Sendo assim, a agricultura de precisão é usada para diversas finalidades, como fazer a análise do solo, controlar pragas e fazer a gestão de máquinas.

5 Benefícios da agricultura de precisão

Agora que já aprendeu mais sobre o conceito e o funcionamento da agricultura de precisão, chegou o momento de entender quais são as suas vantagens. Confira a seguir!

  • Menores danos: esse tipo de tecnologia na lavoura permitirá um melhor aproveitamento do solo. Com isso, poderá escolher os melhores locais para o plantio, evitando danos para a sua produtividade e o meio ambiente;
  • Controle de pragas: o produtor rural conseguirá ter uma visão detalhada sobre o seu solo, melhorando o controle das pragas, contribuindo para o sucesso do seu plantio;
  • Flexibilidade: sem essa tecnologia na lavoura, o produtor teria que acompanhar sua plantação presencialmente. Agora, com o uso dessa nova tecnologia, existem câmeras e drones que permitem esse acompanhamento de forma retoma, trazendo mais produtividade ao trabalhador;
  • Mais assertividade: com essa solução terá mais assertividade, pois, por meio dos dados, saberá qual o melhor momento para adubar, plantar e muito mais;
  • Redução de custos: por meio da tecnologia saberá quais são as áreas ameaçadas por ervas daninhas, por exemplo, fazendo com que use produtos defensivos apenas nos locais necessários, diminuindo assim, os seus gastos com esses itens.

E aí, já sabia de todos os benefícios que a agricultura de precisão proporciona? Portanto, caso atue como produtor rural, a coloque em ação para garantir todos esses pontos positivos.

Sem dúvidas, essa solução irá proporcionar muito mais assertividade e eficiência para os seus processos, fazendo assim, com que tenha mais sucesso e destaque no mercado.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que tenha aprendido bastante sobre a agricultura de precisão. Agora, caso queira conferir artigos sobre outros temas interessantes e que poderão contribuir para o seu desenvolvimento, acesse o nosso blog agora mesmo!