Blog

O que é e para que serve um agitador magnético?

Durante uma rotina no laboratório, é preciso lidar com diversas soluções e, muitas vezes, é necessário unir e combinar variadas substâncias para criar misturas uniformes.

Nesse sentido, para a realizar esse processo, são usados equipamentos, como é o caso do agitador magnético. Pensando nisso, para que aprenda mais sobre esse produto, criamos esse conteúdo. Está curioso para saber mais? Continue a leitura!

O que é um agitador magnético e quais são as suas principais funções?

Trata-se de um equipamento, patenteado por Arthur Rosinger, em 6 de Junho de 1944, que, como o próprio nome sugere, usa o campo magnético para agitar misturas diversas, porém com baixa viscosidade.

Ah, além disso, o agitador magnético também é usado para manter as substâncias em movimento permanente, fazendo assim, com que os líquidos se mantenham homogêneos e/ou com uma temperatura constante.

Para que possa entender melhor, confira algumas das inúmeras funções que o agitador magnético desempenha:

  • Manter uma solução homogênea;
  • Misturar líquidos;
  • Incorporar pós em líquidos;
  • Manter a temperatura de uma mistura;
  • Controlar a contaminação em amostras.

Agitador magnético: como funciona o equipamento?

O agitador magnético funciona como um ímã que gira ligado a um motor elétrico. Com isso, a força desse objeto gira uma barra magnética que fica localizada dentro da amostra, sendo capaz de promover a sua mistura.

Ah, e usuário pode definir em qual velocidade esse motor irá girar. Para isso, basta escolher a melhor opção no equipamento.

Lembra que citamos no tópico anterior que o agitador magnético só age em soluções de viscosidade baixa? Isso ocorre, pois soluções com médias e altas viscosidades tem uma resistência maior em relação a barra que executa a agitação, fazendo assim, com que a movimentação fique mais lenta, baixando a velocidade.

Por esse motivo, quando há substâncias com viscosidades mais altas, o equipamento não consegue fazer a mistura da amostra, uma vez que favorece o desacoplamento da barra magnética.

Conclusão

Para que um laboratório funcione da forma adequada e cumpra a sua função, é preciso contar com equipamentos que ajudem nos processos a serem realizados.

Dentre os objetivos que existem está a necessidade de ter que lidar e manusear diversas substâncias. E, nesse sentido, muitas vezes, é preciso misturar essas soluções para realizar uma análise clínica, desenvolver amostras, etc.

Por esse motivo, foi criado o agitador magnético, que age exatamente para movimentar diversas misturas que possuem baixa viscosidade. Isso ocorre para evitar contaminações, manter a temperatura adequada de uma solução e muito mais.

Portanto, se está em busca do agitador magnético para auxiliar na rotina do seu laboratório, não perca tempo e faça o seu pedido agora mesmo. Para isso, acesse o nosso site, pois contamos com esse produto em nosso catálogo.

Além disso, caso queira ter acesso a mais conteúdos como esse, visite o nosso blog, pois contamos com artigos com diversos temas importantes. Estamos te aguardando!